TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica II

Casos: Gestão Estratégica II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 4

1. Dê seu parecer acerca da afirmação abaixo, fundamentando sua resposta de forma clara e consistente. (2,5 pontos)

“Toda organização é um sistema aberto”

Toda organização é um sistema aberto, afeta e é afetado por elementos externos, apresentam relações de troca sejam de informação, idéias, matéria, etc. As organizações que não tem o sistema aberto estão fadadas a desintegrar-se, ainda mais no mundo de hoje globalizado. As organizações não podem fechar a porta para o mundo, pois quem se fecha pro mundo não percebi e perdi novas oportunidades.

2. Existem seis tipos de departamentalização no organograma da empresa Beta, além da departamentalização mista. Cite estes seis tipos e exemplifique cada um, conforme organograma.(3,5 pontos)

_

Critério de Departamentalização Departamento

Departamentalização por funções

Departamentalização por atividades que se assemelham. Diretor Geral, Gerência Comercial, Gerência Financeira, Gerência de Produção e Gerência de RH

Departamentalização de produto ou serviços, essa é feita de acordo com as atividades de produtos ou serviços da empresa. Diretor Geral, Departamento de Vestuário, Departamento de perfumaria, Seção de Preparo, Seção de Corte e Seção de entrega

Departamentalização territorial, esta é ligada a localização das operações. Seção de Entrega, Região Sul e Região Norte

Departamentalização por cliente está focada no cliente, em suas necessidades. Diretor Comercial, seção feminina, seção masculina, departamento de vestuário e departamento de perfumaria,

Departamentalização por processo ou equipamento, esta centralizado no processo ou equipamento. Seção de preparo, Seção de corte e Seção de Entrega.

Departamentalização mista, esta é ligada a realidade da organização. Diretoria Geral, Gerência Comercial, P&D, Gerência Financeira, Gerência de Produção, Gerência de RH, , Departamento de Vestuário, Departamento de perfumaria, Seção de Preparo, Seção de Corte e Seção de entrega, seção feminina, seção masculina, departamento de vestuário e departamento de perfumaria, Seção de preparo, Seção de corte e Seção de Entrega. Seção de Entrega, Região Sul e Região Norte

3. A Leasing S.A. é uma empresa holding de um grupo que atua em diversos setores do ramo financeiro: seguros, crédito mobiliário, leasing, crédito pessoal, financiamento e investimento, corretora de valores e banco comercial. Cada linha de atuação é uma empresa e corresponde a uma divisão diretamente subordinada ao diretor presidente.

Como o grupo Leasing S.A. quer beneficiar-se das oportunidades de mercado, decidiu criar a Divisão de Novos Negócios, que tem por finalidade desenvolver novas áreas de atuação para o grupo. Quando essas novas áreas estiverem estruturadas e em condições de funcionamento, devem passar para a operação, por meio de uma divisão específica.

Os projetos da Divisão de Novos Negócios necessitavam da colaboração de equipes das outras divisões; entretanto, isso não vinha ocorrendo de forma adequada, embora nas reuniões gerais presididas pelo Diretor Presidente todos se comprometessem a cooperar.

Dentre os problemas existentes, citam-se:

• Cada Divisão dava prioridade a seus próprios assuntos, esquecendo as atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com