TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira E Orçamento Empresarial

Exames: Gestão Financeira E Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  5.007 Palavras (21 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2. GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL....................................4

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA................................................................5

2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA.......................................................6

2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTOS...................................................7

2.4 RISCO E RETORNO.............................................................................................8

2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO.................................................................9

2.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO.............................12

3. NOÇÕES DE ATUÁRIA.........................................................................................13

3.1 CONCEITOS DE ATUÁRIA..................................................................................14

3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL.................................................................................15

4. DIREITO EMPRESARIAL......................................................................................16

4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES.............................16

4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS.........17

5. CONCLUSÃO........................................................................................................19

REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO

O Presente estudo trata a cerca do assunto Gestão Financeira e Orçamento Empresarial, e tem por finalidade mostrar a importância de um contador em uma empresa, fornecendo informações para uma boa administração financeira, através de análises e teorias. Será abordado à falta de controle e organização interna de profissionais qualificados e habilitados para fazerem um planejamento adequado. Neste trabalho serão explorados alguns conceitos relacionados ao tema, mostrando de forma simples e objetiva a importância da gestão para ter um controle eficiente dos recursos financeiros da empresa, de forma a garantir a estabilidade das operações da organização e por outro lado a rentabilidade. Será abordada a gestão financeira como um instrumento de apoio á tomada de decisões, examinando de forma ampla algumas etapas do processo financeiro, apontando também conceitos e objetivos, seu papel e suas áreas de atuação dentro da empresa.

2 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e à qual cabem as análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a rentabilidade dos recursos nela aplicados.

Atualmente, o planejamento nas empresas é uma ferramenta de gestão, que além de necessária para tomada de decisão, evita o mau uso dos recursos, resultando na observação da relevância do orçamento empresarial na otimização dos resultados. O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos.

O orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo com o controle das operações a curto e longo prazo.

Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano. (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11).

O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão. Apesar de ser planejado com mais ou menos cuidado, um orçamento pode ser cumprido à risca, ou com sobras ou com falta de recursos planejados.

Desta forma, um orçamento é um instrumento de gestão. É um instrumento de implementação da estratégia da empresa. É um instrumento de motivação, de comunicação e de avaliação.

2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

É um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos ou financeiros gerados pelas operações empresariais.

Entre as funções da atividade, estão à integração das ações de obtenção, operação e controle dos recursos financeiros; determinação das necessidades dos recursos financeiros; planejamento e inventário dos recursos disponíveis; captação de recursos externos de forma eficiente (em relação aos custos, prazos, condições fiscais e demais condições); e aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade.

O Objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração do lucro líquido proveniente das atividades operacionais, mas nem sempre ocorre uma adequada gestão financeira na empresa. Uma gestão correta permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises que colaboram com o planejamento para otimizar resultados. A gestão financeira abrange muitos aspectos dentro da empresa, tudo necessita de certo cálculo.

De uma forma sucinta podem ser integradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com