TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Industrial

Artigo: Gestão Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.859 Palavras (8 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHAREL CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RENÊ DA SILVA SOUSA

GESTÃO INDUSTRIAL

Guarabira

2013

RENÊ DA SILVA SOUSA

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado à atividade indesrdisciplinar individual da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ciências Contábeis.

Prof.(a) Fábio Rogério Proença

Vânia de Almeida Silva Machado

Marcelo Caldeira Viegas

Alcides J.C. Filho

Guarabira

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................4

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO...5

. Conceito de Orçamento;

. As vantagens do orçamento para a organização;

. Citar os principais tipos de orçamento;

3 ORÇAMENTO MESTRE E SUA DIVISÃO ......................................................6

. Conceito de orçamento Mestre e sua divisão (orçamento operacional e financeiro);

. Descreva quem utiliza o orçamento mestre, de que forma e para que?

4 ORÇAMENTO OPERACIONAL E FINANCEIRO.............................................6

. Conceito de orçamento operacional e contextualização;

. Conceito de orçamento financeiro e contextualização;

5 A IMPORTÂNCIA DA TRIBUTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO OPERACIONAL ..........................................................................7

6. AS DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ORÇAMENTO......................................................................................................8

7. A CONTRIBUIÇÃO DOS MÉTODOS QUATITATIVOS NO ACOMPANHAMENTO DO ORÇADO VERSUS REALIZADO............................8

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................10

9 REFERÊNCIAS..............................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O Homem vem fazendo uso da contabilidade a séculos para monitorar o crescimento de seu patrimônio, mas nos dias atuais a contabilidade tem tomado um espaço muito maior nas entidades, pois a informação é um item muito valioso para a empresa tomar suas decisões de forma correta e planejada. Essas informações combinadas ajudam a definir a maneira correta de atingir a meta a ser alcançada pela empresa seja qual for seu ramo. A contabilidade é de suma importância para o desenvolvimento das empresas.

A contabilidade é uma área de trabalho em grande expansão na atualidade e com diversas áreas de atuação seja na área publica ou privada.

No competitivo ambiente de negócios de hoje, destacam-se em particular os profissionais da área contábil-financeira veem os orçamentos como poderosa ferramenta capaz de leva-los a alcançar não apenas os objetivos de suas empresas, mas também seu próprio sucesso profissional.

Um sistema de planejamento global é um conjunto de planos e politicas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.

Fundamentalmente, o sistema orçamentário implica na utilização de técnicas e procedimentos contábeis aplicados antecipadamente aos fatores decorrentes de planos, politicas e metas para a consecução de um resultado desejado. Portando, ao final do processo, são obtidos os demonstrativos financeiros preparados sob condições de premissas que se espera que aconteçam durante o período.

Apesar de ser visto por alguns funcionários como mais uma manobra da administração para cercear sua liberdade e ação, bem como uma forma de investigar e controlar seus atos, a finalidade dos orçamentos, de acordo com Sanvicente (2000, p. 16), é auxiliar nas tarefas de controle e planejamento, formalizando e sistematizando estas tarefas, criando assim condições para o aperfeiçoamento das ações administrativas, e permitindo uma aferição mais objetiva do desempenho dos diversos setores da organização.

Para Narayanan (2009), os orçamentos desempenham quatro funções básicas, todas elas críticas ao sucesso geral de uma empresa em alcançar objetivos estratégicos: planejamento, coordenação e comunicação, monitoramento do progresso (controle), e avaliação do desempenho.

2. Qual a importância da Contabilidade Industrial na atualidade?

. Conceito de Orçamento

O orçamento é um planejamento de todas as operações da empresa, a qual objetiva os acontecimentos de um período futuro definido. Ressalta também que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com