TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Industrial

Trabalho Escolar: Gestão Industrial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RONALD HAWANISSO DOS REIS

GESTÃO INDUSTRIAL

Paragominas

2014

RONALD HAWANISSO DOS REIS

GESTÃO INDUSTRIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

Paragominas

2014

Sumário

Introdução1

Gestão industrial2

Diferença entre apuração de custos das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comercio varejista2

Métodos de custeio. 2

Preço de venda e geração de lucro 3

Unidades equivalentes de produção 4

Tabela 1 4

Custeio ABC possibilidades de utilização para fins fiscais 5

Ponto de equilíbrio 5

A importância do SIG 5

A aplicabilidade da contabilidade gerencial dentro da organização 6

Conclusão 7

Referências bibliográficas 8

Introdução

A contabilidade, ao longo dos tempos vem criando ramificações que visam a adaptação a todos os cenários do mundo globalizado, foi o que aconteceu quando a necessidade de uma ferramenta de gestão obrigou as empresas a moldar a contabilidade de forma que usasse as informações da organização também como base nas tomadas de decisão.

Em seguida será apresentado como a contabilidade gerencial é fundamental na gestão de uma empresa, levando em conta métodos de custeio, diferenças entre custeio variável e por absorção, custeio ABC, como a formação correta auxilia na geração de lucro, será abordado também o que é o ponto de equilíbrio no processo de vendas de produtos, a importância do sistema de informação integrada, e como a contabilidade gerencial utilizando essas ferramentas se tornou imprescindível quando se fala de gestão.

Gestão Industrial

Nos dias atuais o que define o sucesso ou o fracasso de uma empresa é a forma como ela é conduzida desde sua criação, ou seja, o tipo de gestão utilizada.

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma empresa, entidade social de pessoas a ser gerida ou administrada.

1- Diferença entre apuração de custos das “vendas” de uma indústria quando comparada a uma empresa do comercio varejista.

A formação do preço de venda para uma indústria a partir do momento em que se tem o preço do produto, ou seja, o custo da produção segue a mesma metodologia do cálculo do preço de venda para uma empresa comercial. Para se chegar ao custo de produção da unidade do produto, deve-se agregar todos os custos diretos e indiretos para sua fabricação.

2- Métodos de custeio. Diferença entre custeio variável e custeio por absorção.

Os dois métodos comuns de custear produtos em empresas industriais são o custeio variável e o custeio por absorção. O custeio por absorção é um método de custeio do produto no qual todos os custos fixos de produção são incluídos como custos do produto, ou seja, o produto absorve todos os custos de produção.

Já o custeio variável inclui apenas os materiais diretos como custos do produto, e todos os outros custos são considerados do período em que foram incorridos.

Conforme a própria contabilidade de custos sabe-se que, ao contrário do custeio por absorção, o sistema de custeio variável considera como custo do produto apenas os classificados como avariáveis, ou seja, os que variam de acordo com o volume de produção. Neste período, os custos fixos sofrem o mesmo tratamento das despesas, sendo levados diretamente ao resultado da empresa no período especifico.

3- Preço de Venda e Geração de Lucro.

Tudo que se constitui objeto de transação, produto, mercadoria ou serviço prestado entre uma empresa e seus consumidores necessita de um preço, no entanto, determinar esse valor em um mercado onde ocorrem frequentes mudanças no modelo concorrencial tem se tornado tarefa cada vez mais difícil. Muitas vezes o gestor se depara com situações em que é necessário reduzir o percentual da margem de lucro do seu produto para mantê-lo no mercado, essa é uma das alternativas, outra seria a do custo meta, onde ao invés de se alterar a margem de lucro, o gestor busca adequar o nível dos custos do produto influenciando positivamente a geração do lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com