TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão No Espaço Educativo

Ensaios: Gestão No Espaço Educativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  3.426 Palavras (14 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho apresentamos uma proposta para o curso de pedagogia 5º semestre, onde mostramos o projeto vivencial de intervenção planejado para a Instituição, Cmei professora Gemma Cardillo Ferrari, onde identificamos que o melhor projeto intervenção é onde podemos melhorar as relações sociais das crianças entre si, pois quando os alunos aprendem como ser alunos participativos e sociáveis uns com os outros eles também aprendem a ser cidadãos participantes, ativos e sociáveis, essa forma de trabalhar com as crianças auxilia tanto do dia-a-dia do professor com os alunos quanto no futuro de cada um deles, por isso decidimos fazer a intervenção em cima do tema relacionamento interpessoal, pois visamos nesse projeto uma forma eficaz da instituição obter bons resultados, pois cada integrante de nosso grupo compreende que o direito à educação se constitui como fundador da cidadania, tendo sempre como base a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

O problema levantado no contexto da escola foi baseado em estruturar as crianças psicologicamente, e socialmente dentro das escolas para que sejam alunos dedicados, amigáveis, cooperativos, interessados e dedicados pois é através das melhorias na relação entre os professores e os alunos e entre os próprios alunos é que o ensino fica mais prazeroso tanto para o educador quanto para o aluno e também mais produtivo.

Tivemos muito exemplos de que a relação interpessoal é de grande importância no desenvolvimento dos alunos, pois a escola apresentou dificuldades com a disciplina dos alunos, e com o auxílio de projetos tentando obter resultados positivos, produtivos, eficientes, e que resultem no melhor desenvolvimento dos alunos e na melhoria dos comportamentos deles.

Os projetos para resolver a indisciplina são voltados para que os alunos sejam futuro cidadãos ativos atuantes e independentes, pois a estrada da educação é longa árdua, mais é possível.

Sabemos que a transformação que a escola precisa ter é e que as mudanças trazidas por qualquer projeto tenham em vista bons resultados e que diminua os conflitos, descontroles inseguranças entre os profissionais, os alunos e os familiares.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

A indisciplina começa na casa de cada um, pois o que a criança aprende e vive é o que ela irá levar para a escola e para qualquer outro lugar, a família tem sido considerada com as primeiras agências socializadoras da criança cabendo-lhes estabelecer condições. Não podemos nos esquecer de que a educação, a disciplina e a boa relação são construídas em casa com a firmeza e a força de vontade dos pais, pois o ambiente familiar é um reflexo de tudo que a criança carregará pelo resto de sua vida, pois o carácter se forma até os sete anos de idade.

Sobre a indisciplina no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema, o descumprimento das regras escolares, associada à desordem e a falta de limites a indisciplina pode inviabilizar a prática educacional. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina, explorando-se, a seguir, algumas das suas causas, onde uns dos pontos chaves é a participação dos pais na vida escolar de seus filhos e relação aluno/professor. Assim, o objetivo deste, é fazer uma analise das causas que geram a indisciplina

A falta de limite é percebida, quando a criança chega á escola onde muitas vezes o professor não tem autoridade nem autonomia na sala de aula porque os pais interferem no relacionamento e respeito que deveria existir entre professor e aluno, e até nas relações futuras com a sociedade.

Nesta instituição de ensino encontramos quatorze professores com dois auxiliares, onde são os mais prejudicados com a falta de disciplina dos alunos, pois na ânsia de cumprirem o seu papel de educadores se defrontam com a indisciplina dificultando o aprendizado dos alunos. As crianças acabam fazendo muito barulho, falando alto, são inquietos, brigam e retrucam com as professoras, com todas essas atitudes acabam desde cedo não tendo interesse em aprender fazendo com que o educador sinta-se frustrado e desmotivado.

Devido a essas dificuldades elaboramos um projeto onde o professor irá criar cartazes que terá o seguinte tema: “Painel de Combinados,“ onde estarão expostas as regras que deverão ser respeitadas e estarão descritas as regras de convivência e comportamento em grupo, para que as crianças adquiram bons valores e atitudes. Após essas regras serem apresentadas aos alunos, a confecção do painel deste projeto terá duração de dois dias, onde:

1º dia o professor irá trabalhar o desenvolvimento da amizade, carinho e respeito. Utilizando para este momento a música Pirulito que bate-bate, onde as crianças irão brincar e cantar usando pirulitos para a dramatização na sala de aula gerando assim um vínculo de carinho e amizade.

2º dia o professor junto com os alunos irão construir um mascote que será um personagem onde as crianças com o professor levantarão características físicas e morais do personagem, este mascote deverá ter características que possam transmitir os valores humanos fundamentais para a formação e a harmonia social.

Após a definição do personagem todos participarão da confecção do mesmo, este mascote deverá estar presente em sala participando de todas as atividades com o objetivo de transmitir mensagens de valores e atitudes que são essenciais e necessários para uma vida plena na sociedade.

Todas as ações apresentadas foram baseadas nos problemas e dificuldades observadas na instituição de ensino visando o maior e melhor desenvolvimento dos alunos.

REFERENCIAL TEÓRICO

O maior problema encontrado nas instituições de ensino é o da indisciplina e para que este seja resolvido, devemos nos empenhar na melhor qualidade de ensino sempre com respeito e companheirismo.

Como diria Saviani [...] para existir a escola não basta a existência do saber sistematizado. É necessário viabilizar as condições de sua

transmissão e assimilação. Isso implica dosá-lo e seqüenciá-lo de

modo que a criança passe gradativamente do seu não domínio ao

seu domínio. Ora, o saber dosado e seqüenciado para efeitos de sua

transmissão-assimilação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com