TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica

Monografias: Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

Vivenciamos na atualidade uma nova ideia de local de trabalho, pois a empresa é vista como um organismo vivo, composta de pessoas de variada cultura, gerando assim grande influencia de indivíduo para indivíduo. Veremos nesse estudo a capacidade de adaptação e influência das pessoas nesse organismo vivo e como a relação no ambiente de trabalho pode contribuir para melhorar ou piorar o ambiente.

Será abordado sobre ética no trabalho, uma questão impar para o bom relacionamento dentro da organização conseguindo assim manter um bom clima organizacional, assunto que será visto em separado.

Teremos uma amostra da importância e da luta da mulher pelo seu espaço na força de trabalho, onde tem mostrado crescimento e vitoria contra a discriminação ainda existente.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os dias mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

Após muito estudo sobre empresas e seu ambiente, foi observado que uma empresa depende de seu ambiente sadio para que suas atividades consigam alcançar êxito.

Analisando uma situação vivida por três personagens perceberemos como um ambiente inteiro pode ser alterado com a mudança de comportamento de apenas um indivíduo. Vejamos quem são os personagens de nosso estudo que visualiza uma situação vivenciada na área de Orçamentos, Finanças e Controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas.

Fernando – Chefe titular da área, conhecedor das atividades, líder atuante, capacitado, reconhecido, respeitado e aceito por todos do setor, responsável e preocupado com a realização dos objetivos.

Carla – Servidora mais antiga na área, negra, única graduada em Especialização em Perícia Judicial de Cálculo Trabalhista, competente nas atividades, disposta a sempre fazer o melhor para alcançar novas oportunidades, honesta, sempre pronta a servir.

Ricardo – Servidor mais novo, recém chegado, competente técnico, disposto e sempre disponível para o trabalho. Extrovertido porém não preocupado com os objetivos, imaturo.

Ricardo, não aceita a liderança de Carla, colocando todos os colegas contra ela. Munido com um sentimento de descaso, tenta por todos os meios desmoralizar Carla, colocando sua liderança em duvida para todos por ser ela uma mulher e por isso não tem competência para exercer a liderança no setor. Mostrou uma falta de ética, pois essa atitude foi gerada apenas por não aceitar uma rejeição amorosa, misturando a vida pessoal com a profissional. Carla tenta com toda sua força manter-se forte para vencer, tanto o preconceito de Ricardo como a distância dos colegas.

3 LIDERANÇA

Conseguimos analisar que havia uma liderança equilibrada onde todos seguiam as instruções para alcançar o objetivo, uma liderança que mantinha um clima organizacional harmônico entre todas as pessoas que ali trabalhavam.

Com o afastamento de Fernando que exercia uma liderança transformacional, Carla assume e procura manter o mesmo ritmo que Fernando. No inicio tudo ocorreu tranquilamente, mas manter uma liderança não é fácil, pois o líder precisa manter o clima da organização equilibrado e Fernando alcançou um clima equilibrado. De acordo com Luz: “Clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários de uma empresa, num dado momento.” Luz, 2003. O líder, conseguindo identificar a dificuldade no relacionamento entre as pessoas e tratar o mais rápido possível, conseguirá evita o desgaste no setor, o qual chegando a ocorrer pode prejudicar seriamente os objetivos. A liderança precisa ser exercida sem esquecer o cuidado necessário com cada situação gerada, elogiando quando houver bons resultados e acertando as falhas até antes mesmo delas aparecerem.

Carla exercia a sua função com destreza, a ponto de Fernando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com