TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica

Seminário: Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Seminário  •  4.048 Palavras (17 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 17

/ESUMO DE PARTIDA DOBRADA

Bom, estou fazendo este resumo de partida dobrada em cima da última aula de Contabilidade I (27/04/2009), pra quem esta com dificuldades de entender este conceito este resumo pode ser bem explicativo, espero que esteja tudo bem claro, se permanecerem dúvidas sugiro procurar a Prof.ª Lilian.

Bom, a princípio para entender esta matéria é importante entender outros conceitos já apresentados na aula.

1. Conta Devedora e conta Credora

Quando montamos um Balanço Patrimonial dividimos nossas obrigações e patrimônio líquido de nossos bens e direitos, o que chamamos de Ativo e Passivo, para podermos fazer isto, tem que se saber o que cada valor representa para a pessoa jurídica (empresa), se o valor representa uma obrigação, uma conta a ser paga pela empresa, por exemplo, os impostos, ou o salário á pagar dos funcionários, ou fornecedores ele vai ser enquadrado dentro do Passivo, se esta mesma empresa possui dinheiro em seu caixa ou bens os quais usufrui para alcançar seu objetivo social (prestações de serviços, vendas, fabricação de produtos, etc.) estes mesmos bens se encaixaram no Ativo da empresa junto com seus direitos, mas o quê se pode classificar direito? Todo bem que pertence a empresa, mas que não foi adquirido ou não está em seu poder por algum motivo, por exemplo, um serviço que a empresa prestou, porém será pago a prazo (geralmente esta conta é classificada como “contas a receber”) ou, por exemplo, o dinheiro que é guardado no banco.

Agora que já sabemos separar o Ativo do Passivo temos que entender que todas as contas que se enquadram no Ativo são denominadas Contas Devedoras e as contas que se enquadram no Passivo são chamadas de Contas Credoras, repare o exemplo a seguir:

Ativo (contas devedoras) Passivo (contas credoras)

Caixa

Bancos

Computadores

Impostos

Salários á pagar

Pró-Labore (valor pago aos sócios pela administração da empresa )

Patrimônio Líquido___________

Capital Social

1. Agora que já estamos afiados em ativo e passivo e contas devedoras e credoras, podemos partir para Débito e Crédito

Este conceito se torna bem simples depois de seu entendimento, e para ser compreendido com facilidade temos que analisá-lo dentro de lançamentos contábeis, mas primeiro é importante que saibam que Débito e Crédito não tem nada a ver com o as contas devedoras e as contas credoras, independente de sua natureza a conta pode receber lançamentos tanto de débito quanto crédito, tudo vai depender de qual tipo de movimento está sendo feito nela se aempresa deseja retirar o valor(estamos tratando de valores não de dinheiro) de uma conta devedora a contabilidade será representada por um lançamento de crédito e vice-versa, se a empresa quitar alguma de suas obrigações o lançamento será feito através de um débito, quando ocorrer o surgimento de uma nova obrigação ela será lançada como crédito.

1. Finalmente chegamos à partida dobrada, se até agora este resumo lhe esclareceu o conteúdo abordado e você entendeu tudo que leu você não terá dificuldade alguma para compreender este conceito.

Vamos utilizar um pequeno balanço de valores fictícios para facilitar nossa compreensão:

Ativo (contas devedoras) Passivo (contas credoras)

Caixa

Banco

Contas a Receber

500,00

1500,00

380,00

Pró-Labore

Patrimônio Líquido_____

Capital Social

380,00

2000,00

OBS. Pró-Labore trata-se de um valor tributado então quando surge uma obrigação de pró-labore com os sócios automaticamente surge uma obrigação de imposto junto, está sendo utilizado o valor de 380,00 baseado no salário mínimo de 2008.

Agora sabemos que os movimentos que ocorrem dentro de uma conta são denominados débito ou crédito. O fato é que qualquer tipo de movimento altera mais de uma conta (este é o conceito de partida dobrada) e quando é efetuado um débito em uma conta o lançamento só será concreto se houver sido creditada outra conta para que se mantenha o equilíbrio do Ativo com o Passivo e o Patrimônio Líquido, a contabilidade tem por obrigação demonstrar a origem de todas as movimentações que ocorrem na “vida” da pessoa jurídica então quando uma dívida (passivo) é quitada, é fato que de alguma maneira ela foi paga, esta “maneira” pode partir do caixa ou de um banco, por exemplo, ambos pertencentes ao grupo Ativo, porém se o administrador desta empresa achar necessário que o dinheiro que se encontra na caixa fique guardado no banco o lançamento referente a esta movimentação ocorrerá dentro do Ativo utilizando-se somente de contas devedoras, neste caso debitaremos a conta caixa e creditaremos a conta banco.

OBS. Nos lançamentos contábeis o débito sempre vem antes do crédito

A seguir nós observaremos alguns exemplos de lançamentos contábeis, o sistema utilizado será Prosoft (www.prosoft.com.br).

Método das Partidas Dobradas

Descrito pela primeira vez em 1494, na Itália, pelo frade Luca Pacioli no livro“Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità” (Coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, Proporção e Proporcionalidade), no capítulo “Particulario de computies et Scripturis” (Contabilidade por Partidas Dobradas), que fala sobre um tratado da contabilidade. Neste capítulo, ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos. O método teve rápida difusão e foi universalmente aceito e adotado desde esta época, sendo hoje considerado um dos pilares da contabilidade moderna.

Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.

Frei Luca Pacioli, o Pai da Contabilidade

Ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com