TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica

Monografias: Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2015  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CEUMA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO – UNICEUMA III

SILMARA DE JESUS COSTA MATIAS

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

GESTÃO PÚBLICA

São Luís

2014

SILMARA DE JESUS COSTA MATIAS

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

GESTÃO PÚBLICA

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA, para obtenção de nota do quinto período da disciplina gestão pública.

Orientador(a): Prof. Alexandre Belfort Silva.

São Luís

2014

ALUNO: SILMARA DE JESUS COSTA MATIAS

CPD: 44795

ATIVIDADE AVALIATIVA DE GESTÃO PÚBLICA

O Estado é o instrumento por excelência de ação coletiva da sociedade. É através dele e da ação política (que é sempre uma ação coletiva) que a sociedade politicamente organizada sob a forma de nação ou de sociedade civil alcança seus objetivos políticos. (segurança, liberdade, desenvolvimento econômico, justiça social e proteção do meio-ambiente), enumerados na ordem histórica aproximada em que se tornaram objetivos sociais, mas o mais importante deles, porque acaba de alguma forma englobando os demais, é o da segurança ou o da proteção dos cidadãos. O que o cidadão espera do Estado é que ele garanta seus direitos de cidadania ou, em outras palavras, que lhe dê segurança ou o proteja: contra o inimigo externo, contra a desordem interna, contra a violência do próprio Estado e de cidadãos e organizações poderosos (direitos civis), contra o governo autoritário (direitos políticos), contra a desigualdade, contra a fome e a pobreza, em relação aos cuidados de saúde, na velhice (direito sociais) e contra a captura do patrimônio público e do meio-ambiente (direitos republicanos). O Estado tem, portanto, um papel crucial nas sociedades modernas. Ele é a grande instituição normativa e organizacional que regula e coordena a ação social em uma sociedade nacional; é a matriz das demais instituições formais do Estado-nação.

A administração burocrática clássica, baseada nos princípios da administração do exército prussiano, foi implantada nos principais países europeus no final do século passado; nos Estados Unidos, no começo deste século; no Brasil, em 1936, com a reforma administrativa promovido por Maurício Nabuco e Luís Simões Lopes. É a burocracia que Max Weber descreveu, baseada no princípio do mérito profissional.

A administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos. Nesse tipo de administração o Estado era entendido como propriedade do rei. O nepotismo e o empreguismo, senão a corrupção era a norma. Esse tipo de administração revelar-se-á incompatível com o capitalismo industrial e as democracias parlamentares, que surgem no século XIX.

No Brasil a idéia de uma administração pública gerencial é antiga. Começou a ser

delineada ainda na primeira reforma administrativa, nos anos 30, e estava na origem da segunda reforma, ocorrida em 1967. Os princípios da administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com