TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica

Ensaios: Gestão Publica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 4

2ª. Questão: proposta pela Profa. Janaína Vasconcelos.

O estudo de Esping-Andersen apresenta um “Índice de Descomodificação”. Explique, com base no texto, o que seria este conceito e as principais variáveis que podem identificar este índice.

Descomodificação é originária da palavra inglesa commodity, um conceito de mercado que significa mercadoria barata. Este conceito foi desenvolvido por Esping-Andersen que elaborou um estudo sobre as políticas de bem estar social implantadas em 18 países para entender semelhanças e diferenças entre cada plano aplicado em seus respectivos países. Em seus estudos Andersen encontrou três semelhanças, ou variáveis que ocorriam em todos os projetos analisados, há um deste ele denominou descomodifição. Para Andersen a força de trabalho teria se tornado uma commodity para as indústrias, pois os trabalhadores aceitariam os baixos salários por não terem outra forma de acesso aos serviços básicos de alimentação, saúde, educação e segurança, ou seja, todo o seu bem estar dependeria de seu salário para aquisição destes bens. Portanto o trabalhador não teria condições de rejeitar uma oferta de trabalho com péssimas condições e baixos de ganhos, pois deste dependeria sua sobrevivência. A partir deste conceito Andersen desenvolveu um índice de descomodificação em que era avaliada a capacidade de um sistema de seguridade social de emancipar os indivíduos de sua dependência do mercado, ou seja, ele mede o grau de proteção que o sistema oferece ao trabalhador para garantir condições básicas de sobrevivência independentemente dele possuir ou não um emprego. Esta teoria foi de suma importância, pois ela conseguiu demonstrar que somente os que possuíam emprego teriam acesso a sistemas sociais, estes muitas vezes restritos ou diferenciados por classes de trabalhadores e mesmo assim tinham até então poucos direitos trabalhistas, até a aposentadoria era incerta. Os que não possuíam emprego estariam praticamente fadados a mendicância, sem nenhuma assistência do estado

3ª. Questão: proposta pelo Prof. Ricardo Alággio.

Dentre os conceitos que são importantes para a análise da estrutura do mercado de trabalho do Brasil estão o de Produção Economicamente Ativa – PEA e População Ocupada. Defina as duas variáveis mostrando a diferença entre elas, bem como as categorias que compõem a População Ocupada.

População Economicamente Ativa (PEA) - É composta pelas pessoas de 10 a 65 anos de idade que foram classificadas como ocupadas ou desocupadas. Está vinculada a um dos setores de atividades característicos da economia moderna: – Setor Primário: produção agropecuária, extrativismo vegetal e mineral; – Setor Secundário: indústria de transformação, construção civil, mineração; – Setor Terciário: comércio, serviços, transportes, comunicações, administração pública. Nos países desenvolvidos, a PEA é mais elevada, em termos relativos, do que a dos subdesenvolvidos. Entre outros fatores, isso ocorre pelo fato de o número de crianças serem menor e por apresentarem uma economia bem mais poderosa e diversificada do que a dos países subdesenvolvidos.

População ocupada - aquelas pessoas que, num determinado período de referência, trabalharam ou tinham trabalho, mas não trabalharam (por exemplo, pessoas em férias). As pessoas ocupadas são classificadas em:

a. Empregados - aquelas pessoas que trabalham para um empregador ou ou mais, cumprindo uma jornada de trabalho, recebendo em contrapartida uma remuneração em Dinheiro ou outra forma de pagamento (moradia, alimentação, vestuário, etc.).

Incluem- se, entre as pessoas empregadas, aquelas que prestam serviço militar obrigatório e os clérigos.

Os empregados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com