TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Urbana

Trabalho Universitário: Gestão Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  9.442 Palavras (38 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 38

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

FACNET

Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública

Atividade Avaliativa Práticas Supervisionadas

Disciplina: Gestão Urbana e de Serviços Públicos

Prof: Rosimari

Nome dos Acadêmicos e RAS:

Ivo de Santana Almeida RA: 3316517404

Pedro Hélio Caetano Ribas RA: 3345566431

Francisco Evaldo S. Silva RA: 3364571968

Ivaneide de Araújo Lima RA: 2311278154

Jeannyne Bezerra Sales RA: 3373587669

Nome dos Acadêmicos e RA:

Ivo de Santana Almeida RA: 3316517404

Pedro Hélio Caetano Ribas RA: 3345566431

Francisco Evaldo S. Silva RA: 3364571968

Ivaneide de Araújo Lima RA: 2311278154

Jeannyne Bezerra Sales RA: 3373587669

INTRODUÇAO.

Para melhor entender a prática de gestão de serviço púbico, bem como os principais fatores que estão ligados a esta gestão, iremos abordar este tema com bastante sutileza, fazendo menção as estratégias, a finalidade, os elementos básicos para uma boa administração e como estes serviços podem ser avaliados tendo como referência o seu alvo principal o público e as benesses que estes trazem a população de um modo geral e a relação entre o que é e o que poderia ser feito.

Etapa 1.

Passo 1-

Os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações – sejam elas públicas ou privadas – a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes.

Nota-se que o sucesso das organizações modernas depende, e muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual.

No Serviço Público, estas observações não se diferenciam muito. A partir da década de 90, com as profundas mudanças nos cenários nacional e internacional, o Estado teve a necessidade urgente de buscar novos paradigmas para a Administração Pública .

Observa-se que existe um grande esforço no sentido de mudar do antigo modelo burocrático para um modelo de gestão gerencial que em muitos casos grandes avanços aconteceram, como por exemplo, a introdução de novas técnicas orçamentárias, descentralização administrativa de alguns setores, redução de hierarquias, implementação de instrumentos de avaliação de desempenho organizacional.

Entretanto, algumas questões cruciais permanecem pendentes e precisam ser enfrentadas. Um dos caminhos que poderão ser percorridos é o aprimoramento da gestão de pessoas, tendo como premissas a valorização do capital intelectual e a modernização do processo produtivo.

A ênfase nessas duas estratégias passa necessariamente pelo investimento em inovações tecnológicas, sobretudo em Tecnologia da Informação, e na definição de um novo perfil para os servidores públicos. Perfil este que deve encarar o cidadão brasileiro, como cliente. “Reconhecer a importância de se incentivar, informar e educar o cidadão para o exercício de sua cidadania é essencial para a melhoria da qualidade dos serviços públicos”.

Passo 2-

Com ênfase no texto de Kleber Nóbrega, que aborda pontos críticos visíveis ligados aos serviços público, destacamos na nossa cidade, os serviços prestados pelo sistema médico hospitalar, onde contamos com uma quantidade insuficiente de médicos, principalmente se levarmos em conta a demanda de pacientes oriundos das cidades do entorno de Brasília e até de outros estados, equipamentos obsoletos, a falta de leitos, desvios de verbas, o descaso dos governantes e principalmente a falta de preparo e comprometimento de alguns servidores , fazem com que rotineiramente seja divulgado pelos meios de comunicação a morte de pacientes em corredores de hospitais e em postos de saúde da nossa cidade.

Passo 3

O Serviço Público de nossa Cidade , que foi escolhido pelo grupo para ser alvo de proposta de melhoria foi a Assistência Médica e Hospitalar, tendo como referência o HRT( Hospital Regional de Taguatinga) que fica na cidade de Taguatinga no Distrito Federal.

PASSO 4

Baseado na escolha do tema acima , apresentaremos os itens a seguir:

1 – A cidade escolhida foi Taguatinga/DF.

2 – O serviço escolhido foi Assistência Médica e Hospitalar

3 – Pessoas atendidas foram Cerca de 240 mil na emergência e 340 mil no ambulatório.

4 – Os de funcionários envolvidos nos dados desta pesquisa foram: Diretora Geral, Maria Tereza de Sampaio, Diretora de Atenção á Saúde – Sônia Maria M. de Alencar e a Diretora Administrativa a Sra. Ednévia A. Fagundes.

5 – Verba destinada para as melhorias foi 6,5 milhões de reais.

Plano final de melhorias.

- A criação de 45 leitos de internação, inclusive leitos infantis.

- Contratação de mais 25 profissionais, incluindo médicos e enfermeiros.

- Compra de 4 equipamentos para diagnósticos, inclusive 2 tomógrafos.

- Compra de 4 ambulâncias para o transporte de doentes , incluindo um veículo com UTI móvel.

Etapa 2

Passo 1.

A interação entre o Serviço Público e a Sociedade Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com