TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão ambiental na empresa Acqua di L'Fiori

Projeto de pesquisa: Gestão ambiental na empresa Acqua di L'Fiori. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 6

DOUGLAS DE PAULA BOUZADA

LETÍCIA FRANCISCHINI

VINICIUS MEZADRI DE MELO

Gestão Ambiental

ENP 029 – Gestão de Ambiental

João Monlevade

janeiro/2013

DOUGLAS DE PAULA BOUZADA

LETÍCIA FRANCISCHINI

VINICIUS MEZADRI DE MELO

A Gestão Ambiental na Empresa L'acqua di Fiori

Trabalho de graduação em Engenharia da Produção, apresentado ao Prof. Jean Carlos M. Alves, na disciplina de Gestão Ambiental, em janeiro de 2014.

João Monlevade

Dezembro/2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. REFERENCIAL TEÓRICO 5

3.PROCESSO METODOLÓGICO 6

4. A EMPRESA 7

5. ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO 7

5.1. Histórico Organizacional 7

5.2. Área de atuação 8

5.3. Posicionamento estratégico e Principais concorrentes 8

6. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA 12

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 24

9. REFERÊNCIAS 25

1. INTRODUÇÃO

O termo serviço e encontrado na literatura para designar vários fenômenos, cada um com diferentes significados e muitas interpretações.Na esfera das organizações, os autores tem tentado definir serviço de uma forma mais especifica.

De acordo com Ramaswamy(1996,p.3), o serviço pode ser entendido como "as transações de negócios que acontecem entre um provedor(prestador do serviço) e um receptor (cliente) a fim de produzir um resultado que satisfaça o cliente". Esta definição tem um caráter abrangente, pois se aplica tanto para empresas de manufatura como para empresas de serviço.

Outra definição interessante é feita por Kotler(1998,p.412) essa definição é mais concisa e pode explicar melhor o que realmente é considerado um serviço :

"Serviço e qualquer ato ou desempenho que uma parte possa oferecer a outra e que seja essencialmente intangível e que não resulte na propriedade de nada. Sua produção pode ou não estar vinculada a um produto físico."

Para entendermos melhor o que realmente é considerado um serviço, precisamos saber a diferença entre serviço e bem físico, a partir desse ponto tentaremos trazer no presente trabalho essas definições e mais alguns entendimentos sobre serviços. Vamos trazer também o entendimento sobre as características de um serviço e suas implicações na gestão organizacional.

No presente trabalho, analisamos uma empresa do ramo de serviços de Buffet, que iniciou suas atividades para atender a demanda crescente de festas na cidade de João Monlevade e região.

Na cidade de João Monlevade, em Minas Gerais, local onde se encontra a empresa analisada, o mercado de festas e Buffet se caracterizou pela alta demanda de festas de aniversários e formaturas.

Nesta lógica de serviço, este estudo proporcionou a oportunidade de analisar a forma de serviço existente na empresa pesquisada e maneira pela qual esse serviço contribui para seu desenvolvimento e sua ascensão no mercado. A estrutura da empresa e sua reação com os clientes também foi estudada.

Este trabalho divide-se em justificativa, objetivos, metodologia de pesquisa, depois é feito uma análise da organização (empresa) e por fim é realizado uma revisão bibliográfica juntamente com as análises realizadas na empresa e levantado as conclusões finais.

2. JUSTIFICATIVA(PORQUE ESCOLHEMOS A EMPRESA )TERRORISTA FAZER

Segundo o (Portal Metodista, 2012), a teoria das organizações constitui pilar fundamental na compreensão dos processos de gestão. Ao compreender as diversas dimensões organizacionais, bem como os diferentes enfoques adotados pelos estudos administrativos, desde sua origem, seu estudo torna-se uma aquisição de competências necessárias para a análise das organizações e o reconhecimento das alternativas para superação de seus problema atuais e futuros.

Cada vez mais o design de uma empresa se torna algo de discussão para a cúpula estratégica, pois a estrutura faz com que a empresa produza de forma mais otimizada e de forma a atender melhor os seus clientes.

A indústria mecânica se caracteriza como uma das mais relevantes no contexto das grandes empresas. Com o passar do tempo esta indústria consegue viabilizar de forma indireta, os custos de produção das grandes empresas que, em específico, remete ao dilema de reparar ou comprar.

Estar preparado para atender o mercado se torna uma grande vantagem estratégica de negócios para as empresas que trabalham com o oferecimento de serviços e produtos em siderurgia. Assim, caso as empresas que compram e vendem serviços nesse setor não tenham profissionais qualificados, competentes e atentos às sinalizações externas, as mesmas podem passar por sérios percalços.

Segundo (Fernando Rizzo, 2012), no caso da siderurgia, o cenário recente tem a marca do impacto pelo crescimento da China, que aumentou o consumo de aço e causou a elevação do preço do minério de ferro. Ele também ressalta que, devido à crise financeira, a expectativa mundial para o setor siderúrgico é de que, até 2012, ele opere com 75% da sua capacidade.

A importância desse setor em nossa economia chamou nossa atenção a ponto de nos questionarmos como essas empresas se organizam para sua boa atuação no mercado.

Devido à proximidade local e de informações com a equipe da presente pesquisa, optamos por analisar esses e alguns aspectos constantes no Problema de Pesquisa desse trabalho na empresa ESMETAL, com sede em João Monlevade, Minas Gerais.

8. CONCLUSÕES

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com