TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do trabalho

Por:   •  12/4/2015  •  Ensaio  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO

GESTÃO DO TRABALHO

PROFª Mª ANGELA C. MARTINS

07/04/2015

QUESTÕES

https://www.youtube.com/watch?v=pMM5B3A3XZY

  1. O trabalho em saúde não é considerado um trabalho em equipe e sim um trabalho cooperativo. Quais pontos foram levantados como relevantes no estudo da atenção básica nas equipes inglesas em relação a esse tema?

R: *Bom clima da equipe (com um grande espaço de participação; Inovação; Reflexão; Trabalho Orientado por Tarefas; Clarezas dos Objetivos e Trabalho em equipe).

  1. O que o vídeo traz sobre o “tratamento” das questões objetivas e subjetivas existentes no mundo do trabalho em saúde? O que você pensa sobre isso? Fale sobre o estudo desenvolvido por Ana Pitta e quais estratégias defensivas são adotadas no dia a dia do trabalho em saúde.

R: Segundo Pitta as estratégias são: 1-coesão interna entre a equipe (ajuda mútua); 2-hiperatividade verbal (falar sem parar, fugir do problema); 3- absenteísmo (enfrentamento de dificuldades); 4-verbalização de questões não vinculadas aos trabalhos; 5- agressividade reativa contra os pacientes (zombarias).

  1. Explique os princípios chamados de inseparabilidade entre atenção e gestão, transversalidade e autonomia e protagonismo defendidos pela PNH.

R: Inseparabilidade entre atenção e gestão: É a alteração do modelo de gestão “tradicional” através de ações complementares e interdependentes entre si.

Transversalidade: Aumento da abertura e comunicação entre as pessoas, seja ela, entre funcionários, entre funcionários e gestão ou até mesmo entre a gestão, visando diminuir a hierarquização das “decisões/ordens”.

Autonomia e protagonismo: Valorizar a pessoa, tanto do profissional quanto do usuário e não apenas a produção do serviço.

  1. Gustavo Tenório cita Gastão Wagner ao falar sobre o trabalho no modelo taylorista. Discuta a argumentação apresentada nesse contexto para o trabalho em saúde.

R:

  1. Explique sobre a redução “do objeto de trabalho”, a alienação, a desresponsabilização e ausência de vínculo com o usuário, profissional e equipe. Cite exemplos.

R: Redução do objeto de trabalho: ele apresenta que ocorre pela individualização/ especialização, pois cada um faz apenas a sua parte, o que pode levar a pessoa a sentir o seu trabalho “menor” que o de outros, haja visto que não participa de todo o processo. Ex: ( o objeto de trabalho de um anestesista é totalmente diferente dos utilizados pelo faxineiro)

Alienação: As pessoas passam a executar tarefas, sem se dar conta se isso é realmente necessário, fazendo no processo automático, única e exclusivamente pq está em um protocolo ou pq os outros fazem. Ex (dar ponto em um machucado)

Ausência de vínculo com o usuário: Com a divisão/ especialização das áreas de atenção, acaba fazendo com que as pessoas não mantem um vínculo com os pacientes, ficando mais restrita a parte teórica apenas. (um médico faz apenas o diagnóstico enquanto outro pegará e cuidará do tratamento em si).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com