TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão em Saúde - Politicas de Saúde - Modulo

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Políticas de Saúde - Mód.1 - Avaliação Presencial

Assista ao filme "Políticas de Saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à saúde", e responda ao que se pede abaixo.

O SUS foi criado em 1988 no bojo de amplas reformas pela democratização do país e ampliação de direitos sociais como o acesso universal à um sistema de saúde público, gratuito e de qualidade. Nessa perspectiva, comente os desafios atuais para a consolidação dos princípios do SUS, especialmente a universalidade, no cenário atual das decisões do governo, o que inclui a possibilidade de criação de um Plano de Saúde Acessível?

O SUS enfrenta atualmente inúmeros desafios apesar de ter sido criado em 1988 ainda não se consolidou e vem sofrendo inúmeros ataques. No município de São Paulo tivemos oito anos de atraso na adesão ao SUS pela gestão municipal, o que impediu a entrada de recursos federais e a criação dos serviços necessários, ainda temos um déficit muito grande de serviços de saúde em todas as esferas de atenção, e isso prejudica a universalidade e o acesso dos usuários ao serviço. Trabalho em uma unidade da periferia da cidade de São Paulo com uma população de aproximadamente 70 mil pessoas sendo 20% cobertas pelo PSF e os outros 80% contam com apenas 1 médico clinico de 20 horas, 1 pediatra de 40 horas e 2 ginecologistas de 40 horas sem nenhum profissional da área de Saúde Mental e/ou Reabilitação, diariamente me questiono como vamos garantir a Universalidade se não consigo minimamente garantir o acesso ao nível primário da atenção.

Venho ao longo desses 16 anos de Saúde Pública vivenciando a ampliação e ao mesmo tempo o desmonte das unidades básicas de saúde, pela não ampliação das equipes de saúde da família e a falta de reposição dos profissionais da atenção primária do modelo tradicional e isso só fortalece junto a população a simpatia pelo plano de saúde acessível, que já vem ocorrendo de maneira não oficial com a criação das clinicas populares de saúde que oferecem consultas e exames a preços inferiores aos praticados no mercado e atraem as pessoas que ainda tem a possibilidade de pagar por isso.

O grande problema no meu entendimento é que criar um plano de saúde acessível não garantirá ao cidadão acesso a todos os níveis de atenção que o cuidado a saúde requer, além de que valoriza apenas o cuidado médico centrado. Diariamente recebo usuários que pagaram consultas com médicos das clinicas populares e não conseguem fazer os exames prescritos ou pegar os medicamentos fornecidos nas farmácias da rede pública. Com o agravamento da crise econômica e o aumento do desemprego também temos recebido inúmeros usuários do setor privado que perderam seus planos de saúde e estão migrando para a rede pública.

Tenho discutido com a população nas reuniões do conselho gestor todas essas situações, mas vejo um imobilismo por parte dos usuários, não tenho no território que atuo pessoas engajadas e que estejam dispostas a lutar pela comunidade, como aconteceu nas lutas populares para a criação do SUS, mostradas no filme que assistimos na nossa primeira aula, os usuários participam na intenção de conseguir alguma vantagem.

Para garantirmos a consolidação dos princípios do SUS será necessário mobilizar a população para novamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (6.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com