TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão financeira e orçamento

Projeto de pesquisa: Gestão financeira e orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  6.047 Palavras (25 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 25

Universidade Anhanguera

Uniderp Centro de Educação a Distância

Administração Financeira e Orçamentária

Profª Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Helio Villa da Silva..........................R.A 3333551035

Rosa de Jesus Matozinhos.................R.A 2612481770

Sandra Aguiar Costa ........................R.A 2321390035

CAMPINAS / SP

2013

1. SUMÁRIO

1. SUMÁRIO 2

2. INTRODUÇÃO 3

3. RELAÇÃO ENTRE O RISCO E O RETORNO: 5

3.1. ANÁLISE DA EMPRESA COMPANHIA ÁGUA DOCE: 5

3.2. VARIAÇÃO DE RETORNO: 5

3.3. INFORMAÇÕES SOBRE CÁLCULOS DE RISCOS E RETORNOS: 6

3.4. AVALIAÇÃO DE QUAL PROJETO APRESENTA MENOR RISCO: 7

4. AVALIAÇÃO DE AÇÕES E TÍTULOS: 8

4.1. CÁLCULO DO RETORNO ESPERADO (KS): 8

4.2. AVALIAÇÃO DE DOIS PROJETOS INDEPENDENTES: 10

5. METODOLOGIA DE CÁLCULO DO CUSTO DE CAPITAL NO BRASIL 12

5.1. AVALIAÇÃO DOS RISCOS NAS TOMADAS DE DECISÕES DOS ATIVOS 14

5.2. ENCONTRAR VPL SEM A TAXA DE DESCONTO 15

5.3. CALCULAR A VIABILIDADE QUE A COMPANHIA DOCE SABOR 16

6. BIBLIOGRÁFIA 18

2. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar a administração financeira orçamentária como a arte ou ciência de administrar fundos de investimentos com o intuito de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados.

Podemos encontrar a administração financeira e orçamentária em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor, neste caso é possível avaliar isoladamente um departamento em questão e após o todo. Possui também como principais funções: analise de planejamentos e controles financeiros, tomada de decisões de investimentos e financiamentos.

Para efetuar as análises acima são utilizados alguns demonstrativos onde estará descritas as realidades do processo:

• Demonstração do Resultado do Exercício;

• Fluxo de Caixa;

• Balanço Patrimonial;

Em cada modelo de negócio a abordagem da administração financeira pode ser diferente, isso dependerá dos objetivos e da amplitude de retorno que se deseja alcançar. Mesmo com esta diferença a administração destes dois pontos na empresa é de extrema importância para o bom funcionamento da mesma.

Para exemplificar e reforçar os conceitos teóricos visto até o momento iremos resolver a seguinte questão:

“Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.” Com base no que foi abordado até o momento podemos concluir que o risco de aplicar o montante na segunda opção é bem maior do que se for aplicado na primeira opção, porém a mesma trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.

As empresas estão em constantes negociações para vender seus produtos e realizar investimentos, visando assim obter os retornos esperados. Porém sempre suas negociações estão submetidas á riscos, pois o mesmo está associado ao grau de incerteza sobre o investimento no futuro. E quanto menor o grau de incerteza, menor o risco e menor o retorno e quanto maior o grau de incerteza, maior o risco e maior será o retorno.

Desta forma, durante uma negociação, uma das coisas mais importante que o investidor deve saber é que não existe retorno sem risco, ou seja, quanto maior ou menor o risco de um investimento, maior ou menor o retorno esperado. Com isso vale ressaltar também que o investidor deve estar atento até que ponto “ele” pode se arriscar, pois o risco é uma função crescente, quanto maior o tempo que permanece a aplicação, maior o risco.

Dessa forma podemos definir risco: como possibilidade de perda, ou seja, como uma medida da incerteza associadas aos retornos esperados dos investimentos. E retornos esperados como a expectativa das receitas esperadas ou fluxos de caixa previstos em qualquer investimento.

Os riscos estão interligados e um pode ser a conseqüência do outro. Eles se dividem em risco de crédito, de carteira, de liquidez e de mercado, onde:

- Risco de crédito – è aquele decorrente da possibilidade da outra parte não cumprir, parcial ou integralmente á suas obrigações na data combinada, podendo prejudicar o emissor dos títulos de não conseguir assumir as suas obrigações e comprometer também todo o resto.

- Risco da Carteira – é aquele em que as empresas investem em vários projetos, e os investidores possuem vários títulos em suas carteiras, então se entende que esses investimentos são feitos com o objetivo de maximizar os retornos e minimizar os riscos.

- Risco de Liquidez – surge quando um ativo está com baixo volume de negócios e apresenta grandes variações entre o preço que o comprador deseja pagar e o preço que você deseja vender.

- Risco de mercado – é associado à possibilidade de valorização e desvalorização de um ativo, devido às alterações políticas, econômicas ou até da situação individual da empresa.

Enfim, as empresas hoje podem se deparar também com riscos específicos do setor, tecnológicos, sociais, ambientais e de concorrência, das quais ela deve se proteger. E se os administradores desejam maximizar as riquezas de suas empresas, deve ser capazes lidar com todos os tipos de riscos e saber administrá-los.

3. RELAÇÃO ENTRE O RISCO E O RETORNO:

O cálculo de risco pode ser definido como a tentativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com