TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão: monitoramento de interação e interação

Resenha: Gestão: monitoramento de interação e interação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Resenha  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão : interação mediação e monitoramento

Toda instituição escolar possui uma estrutura de organização interna geralmente previsto no regimento escolar ou legislação especificas: estadual ou municipal.

Cronograma Básico da escola

Conselho de classe

Direção

Assistente de Direção ou

Coordenador de turno Setor Pedagógico

*Conselho de classe,

*Coordenação Pedagógica,

*Orientação Educacional

Setor técnico administra tico

*Secretaria escolar

* Serviços de Zeladoria, limpeza, vigilância,

*Multi meios, biblioteca, laboratórios, videoteca, etc.

Pais e Comunidade

APM

Professor - Aluno

Todas as escolas buscam resultado, desenvolvendo continuamente a competência profissional constitui-se em desafio a ser assumido pelos profissionais, pelas escolas e pelos sistemas de ensino, pois essa se constitui em condição fundamental da qualidade de ensino. Nenhuma escola pode ser melhor do que os profissionais que nela atuam. Nem o ensino pode ser

democrático, isto é, de qualidade para todos A busca permanente pela qualidade e melhoria da educação continua ,mediante definição de padrões de desempenho e competências de diretores escolares, dentre outros, de modo a nortear e orientar o seu desenvolvimento. Este é um desafio que os sistemas, redes de ensino, escolas e profissionais enfrentam e passam a se constituir na ordem do dia das discussões sobre melhoria da qualidade do ensino.

O processo de organização escola dispõe de funções ao sistema organizacional de uma instituição com base nas necessidades do funcionamento institucional que implica em atividades racional estruturada e coordenada de caráter coletivo, essa atividade não depende apenas da capacidade e da responsabilidade de individual, mas também dos objetivos comuns sendo coordenadas , pois o processo de organização escola dispõe de funções ao sistema organizacional das instituições.

É Necessário a escola formular objetivos, tendo como referencias as sua necessidades, o planejamento resulta em plano de operacionalização do projeto político pedagógico da escola. Onde o PPP é um amplo documento participativo em que se encontra os valores a serem trabalhados, priorizando os objetivos, metas e as diretrizes.

O processo de organização e Gestão escolar

Organização

Planejamento

Direção e Coordenação

Processo de Organização e Gestão escolar

Avaliação

Gestão Escolar

Gestão Escolar democrática implica um processo de participação coletiva. Essas funções estão interligadas buscando a organização e o desenvolvimento da gestão da escola, de forma planejada, o planejar prevê as ações e os resultados desejados, possibilitando a equipe gestora a tomada de decisões, pois sem o planejamento as tomadas de decisões irão ocorrer de forma improvisada sem a participação de toda a equipe gestora.

Sua efetivação na escola pressupõe instâncias colegiadas de caráter deliberativo, bem como a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação de todos os segmentos da comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pela escola. Essas funções estão interligadas buscando a organização e o desenvolvimento da gestão da escola, de forma planejada, o planejar prevê as ações e os resultados desejados, possibilitando a equipe gestora a tomada de decisões, pois sem o planejamento as tomadas de decisões irão ocorrer de forma improvisada sem a participação de toda a equipe gestora e esse ato democrático de organização cria condições para um ambiente educacional autônomo, onde as tomadas de decisões são conjuntas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com