TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginastica Artistica

Ensaios: Ginastica Artistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 5

GINASTICA

FELLIPE BARBOSA OLIVEIRA RA: 6814005296

LUCAS FRANÇA RA: 7679754535

BRASILIA

SETEMBRO - 2014

FELLIPE BARBOSA OLIVEIRA RA: 6814005296

LUCAS FRANÇA RA: 7679754535

GINASTICA

Trabalho apresentado ao Professor (a) REGIA CRISTINA da disciplina GINASTICA da turma do 3º semestre, turno NOTURNO do curso de EDUCAÇÃO FISICA (Licenciatura)

Faculdade Santa Terezinha

Brasília – 26/09/2014

APARELHO FUNÇAO / HISTORIA ADAPTAÇÃO

Argolas

As Argolas são um aparelho utilizado na ginástica artística. Seu uso em competições é exclusivamente para homens. O ginasta deve realizar uma série calcada em força e equilíbrio, realizados pelos membros superiores do corpo. Sem propostas para adaptação pois neste elemento o item segurança é primordial para execução e desenvolvimento dos elementos, tornando-se assim inviável qualquer adaptação que não proporcione o mesmo grau de segurança.

Barra fixa

A barra fixa é um dos oito aparelhos utilizados na ginástica artística. A disputa nas competições nesse aparelho são exclusivamente para homens. O ginasta deve fazer movimentos giratórios em uma rotina acrobática. Está presente nos Jogos Olímpicos de Verão desde sua primeira edição. Este aparelho está creditado ao alemão Friedrich Ludwig Jahn, como seu criador/aperfeiçoador, que, no começo do século XIX, o introduziu nas turnkunst.

Uma barra fixa adaptada pode ser construída com duas barras de madeira, de aproximadamente 20cm x 15cm x 200cm, que serão utilizadas como barras de sustentação, sendo chumbadas no solo a uma distância de 2m uma da outra. Estas barras devem ser previamente preparadas, fazendo-se furos de 2 a 3cm de diâmetro, e mais ou menos 20cm de intervalo entre um furo e outro. Nestes furos será encaixado um tudo de aço, para servir de barra fixa para trabalho em suspensão alongada.

Barras paralelas

As Barras paralelas são um aparelho creditado ao alemão Friedrich Ludwig Jahn utilizado na ginástica artística e exclusivamente para homens. O aparelho é formado por dois barrotes paralelos,1 apoiados em dois suportes de metal. |Barras paralelas adaptadas pode ser construída com quatro barras de madeira, de aproximadamente 20cm x 15cm x 200cm, que serão utilizadas como barras de sustentação, sendo chumbadas no solo a uma distância de 2m uma da outra. Estas barras devem ser previamente preparadas, fazendo-se furos de 2 a 3cm de diâmetro, e mais ou menos 20cm de intervalo entre um furo e outro. Nestes furos será encaixado um tudo de aço, para servir de barra fixa para trabalho em suspensão alongada.

Cavalo com alças

Cavalo com alças ou cavalo com arções é um aparelho utilizado na ginástica artística apenas por atletas do sexo masculino, composto de um corpo prismoidal mais estreito na parte inferior, montado horizontalmente sobre uma base, com duas alças sobrepostas ao corpo. Utilizando um pneu velho (preferencialmente de carreta ou caminhão) enterrado até cerca de sua metade. Este fica muito semelhante a um aparelho chamado “cogumelo” muito utilizado na iniciação ao cavalo com alças;

Uma outra forma é fixar alças de ferro em dois pontos laterais de um módulo do plinto, que também deve ficar fixo ao solo por amarrações em pontos fixos.

Mesa (ginástica)

A mesa é um aparelho utilizado na ginástica artística. Contudo, o aparelho foi popularizado sob o nome da prova: salto. Em duplas, um aluno agacha no solo, e o outro irá, após alguns passos de corrida, tentar saltar por sobre suas costas, apoiando as mãos, e passando as pernas afastadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com