TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica rítmica e ginástica acrobática

Tese: Ginástica rítmica e ginástica acrobática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  5.366 Palavras (22 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 22

APRESENTAÇÃO

A Ginástica Artística e a Ginástica Acrobática são modalidades que remontam já aos primórdios da Humanidade e hoje são praticada em todo o Mundo por milhões de pessoas.

Lançado o desafio de elaborar primeiro um trabalho sobre Ginástica Artística e depois um trabalho sobre Ginástica Acrobática, criamos neste blog os textos, que podem ser consultados de acordo com o índice da barra lateral direita.

Este blog, além de dar a conhecer estes trabalhos, pretende também ser um "local" de partilha e como tal convidamos todos a dialogar connosco, ora através de comentários deixados directamente nas postagens, ora através do mail disponível na barra lateral direita. A opinião de todos é importante...

PUBLICADA POR MÉLISSA À(S) 13:45 1 COMENTÁRIO:

BREVE HISTÓRIA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA

A Ginástica, enquanto prática do exercício físico surgiu na Pré-história, afirmou-se na Antiguidade, estagnou da Idade Média, fundamentou-se da Idade Moderna e sistematizou-se no início da Idade Comtemporânea.

Segundo alguns estudos, a Ginástica Artística surgiu no Antigo Egipto, com as pessoas a realizarem acrobacias nas ruas como forma de entreter aqueles que passavam. Esta prática permitia também o desenvolvimento constante de habilidades corporais, o que levou a que fosse adaptada ao treino militar. Na Grécia Antiga a Ginástica também se desenvolvia e era utilizada com frequência. Em Roma a Ginástica era usada como treino militar, como meio de preparação para a guerra.

O vazio aconteceu na Idade Média, com o corpo a ser usado apenas para a purificação da alma, fruto das crenças dos Cristãos, que levaram a que a Ginástica apenas fosse utilizada pelos escravos e como forma de entreteram os seus senhores. Pouco antes da Idade Moderna começou assistir-se a um crescimento da Ginástica como exercíco físico, através dos filósofos e educadores Rosseau e Pestalozzi e essencialmentecom Guths Muths, considerado o pai da Ginástica Escolar, que inventou várias técnicas e exercícios gímnicos, já com o uso de aparelhos e com o objectivo de enaltecer os benefícios corporais ligados à saúde.

Na Idade Moderna deu-se o ressurgimento da Ginástica com Friedrich Ludwing Jahn (1775-1852), que em 1811 fundou em Berlim o primeiro local voltado apenas para a prática da Ginástica. Esse local era um ginásio ao ar livre que incluia alguns aparelhos com o objectivo de desenvolver um ritmo perfeito do movimento e consequentes acrobacias. O Professor Jahn inspirou-se no espírito patriota pelo seu pai e também pelos escritos de Muths e dessa forma levou a que os jovens da cidade praticassem sistemáticamente Ginástica, em prol das antigas tradições da nação, espalhando-se esta ideia um pouco por todo o Mundo. Estes foram os passos chave para a difusão da modalidade nas escolas. Posteriormente foram criados Clubes de Ginástica Internacional e gradualmente foram estabelecidas associações.

Após esta difusão, no século XIX formaram-se três sistemas de Ginástica: a Alemã com a Ginástica Desportiva (movimentos complexos nos aparelhos), a Francesa com a Ginástica Militar e o sistema Sueco com a Ginástica orientada para o desenvolvimento das capacidades motoras. Esta notória distinção levou à criação de Federação Europeia de Ginástica (FEG) que rapidamente se transformou em Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 1921. Pouco depois dão-se em Amesterdão os Jogos Olímpicos, que ainda hoje são a competição mais desejada pelos ginastas.

A Ginástica que vemos nos nossos dias foi fruto de alterações de uma longa evolução, adequada às novas capacidades físicas e motoras dos ginastas, porque com o passar dos anos houve uma tendência natural para o aperfeiçoamento das habilidades, tal como o aumento da força física, todos eles derivados de factores externos, mas com influência muito directa na perfomance dos atletas.

PUBLICADA POR MÉLISSA À(S) 13:45 SEM COMENTÁRIOS:

A GINÁSTICA ARTÍSTICA

A Ginástica Artística é uma modalidade complexa, que exige um conjunto abrangente de movimentos elegantes, dinâmicos/estáticos, dotados de força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controlo do corpo, com a particularidade destes movimentos se executarem em diversos aparelhos.

A avaliação dos ginastas é feita por um grupo de juízes, consoante os critérios de dificuldade do programa, a composição e a qualidade dos valores de ligação e execução de um código próprio de pontuação, elaborado pelos comités das federações.

Assim, o objectivo dos atletas passa por uma preparação intensa, de forma a assimilarem exercícios gímnicos de dificuldade extrema, para atingirem um elevado aperfeiçoamento na técnica de execução desses exercícios, mostrando elevada mestria desportiva.

As apresentações da Ginástica Artística são individuais, ou seja, separadas por género, devido às diferentes características físicas entre homem e mulher e possuem um tempo aproximado de 30 90 segundos. Os aparelhos da Ginástica Artística masculina são assim diferentes dos aparelhos da Ginástica Artística feminina. Os homens disputam provas em 6 aparelhos diferentes, enquanto que as mulheres fazem-no em 4 aparelhos.

PUBLICADA POR MÉLISSA À(S) 13:45 SEM COMENTÁRIOS:

A GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA

A Ginástica Artística masculina compreende um conjunto de 6 aparelhos:

- Solo;

- Cavalo com arções;

- Argolas;

- Saltos de cavalo;

- Paralelas simetricas;

- Barra-fixa.

No decorrer das provas, os homens procuram mostrar a sua força e o seu domínio nos diferentes aparelhos.

PUBLICADA POR MÉLISSA À(S) 13:44 SEM COMENTÁRIOS:

A GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

A Ginástica Artística feminina compreende um conjunto de 4 aparelhos:

- Solo;

- Saltos de cavalo;

- Barras assimétricas;

- Trave.

Ao contrário das apresentações masculinas, tais aparelhos não procuram enaltecer a força física das ginastas, mas antes dar maior ênfase à vertente artística e de agilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com