TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização E A Desigualdade

Trabalho Escolar: Globalização E A Desigualdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 2

O termo “globalização” teve início no final de 1980 dando um novo significado a uma nova ordem mundial única, e que deve ser seguida por todos que participam dessa nova ordem (vídeo aula Unip).

Esta nova ordem com o nome neoliberalismo tem como caracterização: abertura de mercado, redução de papel do Estado e a entrada de capital estrangeiro. Ou seja, é uma forma de integração da economia mundial, num aprofundamento das relações comerciais e internacionais.

Esta adesão ao neoliberalismo só beneficia as grandes potências econômicas e empresas multinacionais. Pois, apesar do crescimento a pobreza aumentou significativamente, como citado no texto de Gilson Schwartz: novo relatório do Banco Mundial sobre a pobreza no mundo: 1,2 bilhões de pessoas vivem com menos de um dólar por dia.

No livro “O mundo globalizado: economia, sociedade política”, Barbosa, aborda também fatos relevantes sobre o processo de globalização e a pobreza:

”Em todos os países, o processo de abertura de mercado de incentivo ao investimento financeiro e de redução do papel do Estado – possuam ritmos e resultados distintos, dependendo dos países – tem levado ao aumento da desigualdade, ampliando a distância entre ricos e pobres e gerando um contingente de trabalhadores desempregados excluídos dos serviços sociais”.

Em outro tópico destaca que “a distribuição da população mais pobre, entre outras, Índia, Bangladesh e América Latina, com processo de globalização a situação foi agravada e no México, mesmo apresentando altas taxas de crescimento, não consegui reduzir os seus níveis de pobreza e desigualdade”.

Portanto o mundo foi dividido em dois blocos, de um lado os países desenvolvidos a classe favorecida – mesmo que a pobreza também tenha sido ampliada, e do outro os países subdesenvolvidos, a classe aonde o crescimento econômico não chegou. Com isso, a qualidade de vida, fome, saúde, educação precária deixa a desejar e é vista nitidamente. .

Contudo, a abertura não reduziu a pobreza, diminui a distância, mas a desigualdade aumentou. Dessa forma, a humanidade terá que buscar soluções urgentes para combatê-la, antes que a frase de Ethan Kapstein se concretize “O mundo pode estar caminhando inexoravelmente para um daqueles momentos trágicos que levam os historiadores a perguntar: por que ninguém fez alguma coisa antes que fosse tarde?"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com