TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização na atual sociedade

Tese: Globalização na atual sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Tese  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1: Faça um levantamento ampliado dos vários efeitos da globalização na atual sociedade.

A globalização corresponde a uma integração das economias e sociedades de todo o mundo com o objetivo de beneficiar-se, facilitando e agilizando a vida de modo geral. Tal integração se dá muito rápido e continuamente, de modo a trazer em muitos casos malefícios, que atingem a todos. Tendo como base novas tecnologias, relações econômicas e sociais, nacionais e internacionais e políticas governamentais por meio da comunicação social e sociedade cívica.

A individualidade é um dos grandes males trazidos pela globalização, cada vez se torna menor o contato direto entre pessoas, mas por outro lado é oferecido a possibilidade de comunicação por meio de tecnologias modernas como televisão e rádio, além da internet e dos telefones que possibilitam uma comunicação à longas distâncias.

Criaram-se empregos, que chegaram a locais até então imprevisíveis, cada vez mais bem remunerados e justos com os trabalhadores que estavam dispostos a acompanhar a evolução das tecnologias, por outro lado a globalização praticamente acabou com a agricultura tradicional, tirando o trabalho daqueles que dela dependiam.

Proporcionou as condições perfeitas para aqueles que desejavam enriquecer.

Propiciou o desenvolvimento da educação, da saúde e das tecnologias gerais. Até o surgimento da globalização havia, além de determinado apego ao passado, uma grande repressão, que controlava o desenvolvimento das ciências de modo geral, causando em muitos casos a perda e supressão de estudos que talvez teriam sido muito importantes para a humanidade ou para determinado grupo particular.

Cria se também as condições perfeitas para o consumismo, mesmo sem necessidade o ser humano sente-se tentado pelas milhares ofertas do capitalismo, que tem como primeiro objetivo incentivar a circulação de capital. Esse consumismo exagerado gera grande conforto e comodidade às pessoas, ao mesmo tempo em que mascara a realidade, "enquanto poucos têm muito, muitos têm pouco".

Podemos concluir que a globalização realmente atendeu as expectativas de tornar o trabalho das pessoas mais produtivo e de trazer benefícios significativos a um grande número de pessoas do mundo, mas excluiu definitivamente uma outra enorme parcela da população dos mesmos, conseguiu mostrar que não importa a raça ou o sexo, mas sim a preparação e disposição do individuo para se impor diante da realidade de maneira destemido e persistente. A globalização só alargou os caminhos para aqueles que estão dispostos a dar grandes passos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com