TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática da mais valia na atual sociedade

Por:   •  22/8/2018  •  Seminário  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Geografia

  1. Como funciona a prática da mais valia na atual sociedade? Existe diferença em relação ao módulo inicial?

        Desde o surgimento, o capitalismo é marcado por desigualdades, entre elas a chamada mais-valia criada por Karl Marx, e significa o lucro obtido pelo patrão entre o salário do trabalhador e a quantidade de dinheiro produzida por ele.                                 Marx dividiu a mais-valia em absoluta, onde o patrão lucra estendendo o horário de trabalho, porém, mantendo o mesmo salário, e a relativa, onde as máquinas reduzirão o valor da força de trabalho.                                                                 Hoje em dia, a prática da mais valia pode ser observada em diferentes áreas, porém existem algumas diferenças em relação ao módulo inicial, como por exemplo a questão da carteira assinada, décimo terceiro e outras remunerações que é direito do empregado, sendo ele assegurado pela lei, muitas vezes não colocada em prática.                Comparado a antigamente, o proletariado tem muito mais direitos, mas ainda é possível ver a exploração por parte dos patrões. O capitalismo tem como objetivo o lucro, e a mais-valia é apenas mais um meio de obtê-lo.                

  1. Biografias:

John Maynard Keines criou o keynesianismo, que é uma teoria econômica do começo do século XX, que defendia a ação do estado na economia com o objetivo atingir o pleno emprego.

Principais características do Keynesianismo:

 

- Defesa da intervenção estatal na economia, principalmente em áreas onde a iniciativa privada não tem capacidade ou não deseja atuar.

 

- Defesa de ações políticas voltadas para o protecionismo econômico.

 

- Contra o liberalismo econômico.

         

- Defesa de medidas econômicas estatais que visem à garantia do pleno emprego. Este seria alcançado com o equilíbrio entre demanda e capacidade de produção.

 

- O Estado tem um papel fundamental de estimular as economias em momentos de crise e recessão econômica.

 

- A intervenção do Estado deve ser feita através do cumprimento de uma política fiscal para que não haja crescimento e descontrole da inflação.

 

* Vale ressaltar que Keynes era contrário à estatização da economia, como havia ocorrido nos países socialistas após a Revolução Russa de 1917. Ele defendia o sistema capitalista, porém acreditava que deveria haver ações e medidas de controle por parte do Estado.

        Frederich August von Hayek por ser um economista com ideias liberais, era um crítico do intervencionismo estatal (defendido pelo economista intervencionista britânico John Maynard Keynes). Segundo Hayek, "o controle econômico não é meramente o controle de um setor na vida humana que pode ser separado do resto. É o controle dos meios para os nossos fins", ou seja, ele defendia que não se pode separar a economia da vida humana. Se o Estado controlar completamente a economia, o Estado poderá controlar a vida pessoal de todas as pessoas, privando os indivíduos completamente de suas liberdades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com