TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globo

Resenha: Globo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Resenha  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Organizações Globo é o maior conglomerado de empresas do setor de mídia do Brasil, atuando também no setor de telecomunicações. É também o maior conglomerado de mídia de toda a América Latina, superando inclusive a Televisa do México, sendo um dos maiores de todo o mundo. A principal e mais conhecida empresa das Organizações Globo é a Rede Globo de Televisão, que é a maior rede de televisão do país e a segunda maior do mundo.

A primeira iniciativa da holding foi o jornal A Noite, fundado e dirigido por Irineu Marinho, no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Em 1925, com o sucesso do vespertino, Marinho decide fundar um segundo jornal, O Globo, para concorrer com os demais como Correio da Manhã, O Paiz, Gazeta de Notícias, O Jornal, Diário Carioca e Jornal do Brasil. Com a morte repentina de Irineu Marinho apenas semanas depois, seu filho Roberto Marinho herdou o jornal e passou à direção da empresa. Trabalhando ativamente na parte jornalística e administrativa, decidiu ampliar o negócio e investir em outras mídias além da impressa. Em 1944, inaugurou a Rádio Globo, também no Rio de Janeiro.

O grande salto da empresa aconteceu com a inauguração da Rede Globo (criada em 1964 e transmitida a partir de 1965), com a qual a empresa se tornou líder no segmento de mídia e expandiu negócios como com a portuguesa SIC, até atingir e consolidar o pioneirismo tanto de audiência como de faturamento.

Atualmente o grupo está envolvido em TV gratuita e paga, marketing, produção, estações transmissoras, satélite e TV a cabo, direitos de marketing internacional, jornais e revistas, editoras, rádios, operadores de cabos, websites, produções cinematográficas a indústria da música. O conglomerado é composto de mais de 80 empresas diferentes. No total são mais de 24.000 pessoas, nacionais e internacionais, compõem suas fileiras de empregados. Nos últimos tempos, a empresa pode aumentar sua receita em cerca de 24% (2010), que é o primeiro e mais importante resultado do foco estratégico em mídia eletrônica e as empresas de alta no mercado da publicidade.

Em pesquisa da Top Thirty Global Media Owners, realizada pela ZenithOptimedia com base nas receitas publicitárias de 2011, mostra que as Organizações Globo são o 17º grupo de mídia do mundo, atrás de gigantes como Google(1º lugar), News Corporation (3º) e Walt Disney Company (4º). 3 4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com