TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Globo

Artigos Científicos: Estudo De Caso Globo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2013  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  6.681 Visualizações

Página 1 de 4

1) Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio? Esboce o organograma da organização com base nas informações do texto.

A Estrutura Organizacional adotado pelo Grupo Globo foi a do tipo organizacional Funcional constituindo-se de um grupo integrado de diversas empresas que atuam em diferentes setores, as atividades da Organização, são separadas em divisões independentes, compostas por várias empresas. A adoção deste modelo estrutural visa melhorar a departamentalização e a divisão das atividades, facilitando a coordenação por parte da alta administração, uma vez que o controle de uma estrutura deste porte é difícil, e facilmente, poderia tornar-se altamente burocratizado caso o processo decisório ficasse nas mãos de uma única pessoa.

Se for levar em conta que critérios faz referência aos fatores condicionantes, ou seja, o ambiente interno e externo, a departamentalização ocorreu por causa do tamanho do conglomerado, uma centralização aumentaria a burocracia dentro da organização. Para o agrupamento do negócio, o critério é o da independência com metas a serem atingidas e quando não, reestruturações são efetuadas. Os departamentos foram divididos em impressos, visual e social, ou seja, a departamentalização por produto, no caso, os serviços distintos oferecidos pelo Grupo Globo nas diversas áreas de telecomunicações e imprensa. Se fossemos focar no público alvo poderíamos pensar em departamentalização por cliente, no entanto, apesar de muitas vezes o público alvo ser distinto, a divisão de departamentos em âmbito geral não é feita seguindo esse critério.

2) Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?

Dentre as principais variáveis contingenciais que influenciaram a estrutura do Grupo Globo, podemos destacar no ambiente interno o tamanho da organização forçando sua divisão em departamentos possibilitando melhoras em suas atividades e diminuição da burocracia, a dificuldade no controle da organização pela sua dimensão, o emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização, o “inchaço” do corpo administrativo, assim como os erros cometidos por ele.

No ambiente externo, o Grupo previu a estabilidade do país em meado dos anos 90, podemos destacar como principal variável as mudanças que ocorreram no setor de mídia e comunicação, como o desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e principalmente a difusão da internet.

3) Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel de Reichstul nesse processo de reorganização? Você considera que a reestruturação foi bem-sucedida?

Solucionar os problemas financeiros como diminuir as dívidas com vários credores, dentre eles o BNDES, que com a reestruturação passou a ser sócio minoritário da empresa. O executivo teve ainda como missão ver os planos estratégicos e administrativos do departamento para aumentar a rentabilidade e a melhoria dos processos na empresa.

Reichstul teve papel central e fundamental na reestruturação do Grupo. O Executivo, ao negociar com facilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com