TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossario

Monografias: Glossario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

o Estado; É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. Numa nação, o Estado desempenha funções políticas, sociais e econômicas.

o Ideologia; Significa ideal, e contém um conjunto de idéias, pensamentos,doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento; persuasão, e não da força física, alienando a consciência humana.

o Sociedade Civil - conjunto de organizações e instituições cívicas voluntárias que constituem os alicerces de uma sociedade em funcionamento, em oposição com estruturas que são ajudadas pelo Estado. Politica - É país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada. É igualmente um tempo singular cujos eventos são exclusivamente seus, e também temporalidade que pode ser acelerada na festa do carnaval; que pode ser detida na morte e na memória e que pode ser trazida de volta na boa recordação da saudade.

o Superestrutura ideológica: É a metade da base do sistema produtivo capitalista (religião, arte, filosofia, etc.) e institucional: É a outra metade da base do sistema produtivo capitalista (direito, Estado Moderno, etc.)

o Grupo: Em Sociologia a palavra grupo se aplica indiscriminadamente a conjuntos diferentes de pessoas, cujas relações se fundem numa série de papeis interligados, e que interagem de modo mais ou menos padronizado e formam os mais diversos grupos sociais, por exemplo: membros de uma igreja, grupo de professores, sócios de um clube, alunos de uma escola etc. ascensão social: ascensão social significa subir de classe social, passar de uma classe econômica inferior à uma mais abastada.

o Estrutura econômica; é a base real sobre o qual se edificam as formas de consciência social determinadas.

o Hegemonia; preponderância de alguma coisa sobre outra. É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.

o Intelectuais orgânicos; são aqueles que se dedicam a defender/criar a ideologia de um grupo específico, por exemplo, a burguesia tem seus intelectuais orgânicos como os economistas etc., o proletariadado tb tem seus intelectuais orgânicos, dentre eles o "partido" (segundo Gramsci) pode ser considerado um intelectual.

o Plataformas políticas; É um plano de intenções que determinado candidato apresenta, são mais comumente chamados de plano de governo. É uma relação do que determinado candidato pretende fazer com relação às várias demandas no governo; saúde, educação, saúde, habitação, etc,

o Lobby; se refere a toda manifestação de grupos, instituições e organizações junto ao Estado em prol de suas causas, algo realizado de forma transparente e legal.

o Instituições: são organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e, por conseguinte, dos indivíduos, mostram-se de interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com