TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossário De Fabricação Do Papel

Trabalho Universitário: Glossário De Fabricação Do Papel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  10.227 Palavras (41 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 41

Glossário de Fabricação do Papel

ABAULAMENTO - ou bombeio, é a curvatura que se dá, do centro para a periferia, nos rolos da máquina de papel, quando estes trabalham sob pressão de um ou mais rolos. O objectivo é compensar a deformação por flexão do rolo, fazendo com que a linha de contacto entre os rolos seja a mais uniforme possível. Normalmente o abaulamento é dado no roloi inferior, sendo o superior paralelo, porém em algumas prensas, dependendo do material dos rolos, faz-se o superior abaulado e o inferior paralelo.

ACABAMENTO - em termos de fabricação de papel, são as operações pelas quais este passa depois que sai da enroladeira da máquina de papel. Estas operações são: rebobinamento, corte, supercalandragem, escolha, etc., descritas separadamente - (Ver acabamento do papel, IIIa parte).

ADESIVO - são as substâncias que ocasionam a adesão entre corpos, podendo ser activadas por água, solventes, pressão, calor ou outros meios. Na massa que compõe o papel, são usados em nosso país, principalmente para aumentar a retenção das cargas minerais, a fécula de mandioca ou o amido de milho, a cola animal e o silicato de sódio, descritos à parte. ( Ver adesivo e revestimento do papel, IIIa parte).

ADITIVOS - nome genérico dado a todos os materiais não fibrosos adicionados à massa durante a sua preparação. Os principais são: cola, caolim, sulfato de alumínio, amido e anilinas.

ÁGUA BRANCA - ou água de recuperação, é a água recolhida no poço da tela e do rolo de sucção da mesa plana da máquina “Fourdrinier”, ou das formas redondas na máquina de formas, que contém fibras e materiais sólidos em suspensão. Esta água é usada em vários pontos, como para diluir a matéria-prima nova nos desagregadores, etc., indo o excesso para a instalação de recuperação de fibras.

ÁGUA DE RECUPERAÇÃO - ver água branca.

ÁGUA RECUPERADA - é a água branca depois de passar pela instalação de recuperação de fibras, onde foi retirada a quase totalidade das fibras e materiais sólidos em suspensão , e que é reutilizada em vários pontos, tais como chuveiros da mesa plana, etc.

ALVEJANTE ÓTICO - nome dado aos pigmentos empregados na fabricação de papel, com a finalidade de por um aumento da reflectividade da luz, darem a impressão da superfície do papel ser mais branca.

AMIDO - é um hidrocarboneto encontrado em abundância em quase todo vegetal, cuja forma pura apresenta-se como um pó branco, de granulação definida e uniforme e característica do vegetal de onde é obtido. Em nosso país são usados na fabricação do papel os amidos de milho e mandioca. Os amidos naturais são adicionados à massa na ordem de 2 a 3%, depois de cozidos, normalmente com vapor directo, durante 15 a 20 minutos em temperaturas em torno de 65 a 70grausC. Sua principal função é aumentar a retenção da carga mineral e dar ao papel melhores características de toque e brilho, este último nos papéis monolúcios.

AMIDO MODIFICADO - é o nome genérico dado aos amidos que passaram por um tratamento físico, químico ou biológico, para modificar suas características básicas de viscosidade e adesividade. São utilizados na colagem superficial do papel e como adesivo no revestimento do papel.

ANILINAS - é a denominação dos corantes, de origem orgânica, classificados em solúveis e insolúveis. Na indústria de papel, os primeiros são mais usados, principalmente os do tipo básico, ácido e directos, classificação está de acordo com sua origem química e propriedades. Geralmente são adicionados no tanque de mistura, na holandesa ou desagregador, previamente diluídos e em quantidades controladas.

ANTI-ESPUMANTE - nome genérico dado aos produtos usados nas fábricas de papel, para evitar a formação excessiva de espuma na massa em várias fases do processo de fabricação. (Ver espuma - III parte).

APARELHO SCHOPPER-RIEGLER - é o aparelho usado para medir o grau de refinação ou desaguamento da massa, neste caso chamado de Grau Schopper-Riegled (0 SR).

APROVEITAMENTO - ou rendimento de uma fabricação de papel, é a relação expressa em percentagem, entre a produção líquida ou acabada e a relação bruta correspondente da máquina de papel.

AVENTAL - termo empregado para designar o lenço de borracha preso no lábio inferior da caixa de entrada, estendendo-se sobre a tela da mesa plana da máquina de papel. Permite que o fluxo de massa que vem da caixa de entrada, passe para a tela. Imprescindível em máquinas que empregam réguas verticais para regulação do fluxo. Nas máquinas de alta velocidade, que empregam caixas mais modernas, é substituído pela mesa de formação (“forming board”).

BAILARINO - ver rolo bailarino.

BATERDOR DO FELTRO - nome que é dado ao dispositivo usado em máquinas antigas, para manter o feltro limpo. Consiste essencialmente de um eixo onde estão presos no sentido radial pela largura, de 4 a 6 ripas largas de madeira. Ao girar, batem no feltro de maneira intermitente, em um ponto em que este está esticado, geralmente após um chuveiro.

BATERIA DE SECADORES - é o conjunto de cilindros secadores da máquina de papel, normalmente dispostos em duas camadas, divididos em grupos de secagem, com accionamento independente, cada grupo com um ou mais cilindros seca-feltros superiores e inferiores, completos com engrenagens de accionamento, rolos-guia-feltros e guia-papel , esticadores, reguladores, raspas, etc.

BATOQUE - pequeno tronco do cone, feito em geral de madeira, usado para tampar as extremidades do furo da bobina, evitando que este se feche ou se danifique, durante o transporte e manuseio da mesma.

BOBINA - é o nome que se dá ao rolo de papel pronto, depois de enrolado em uma rebobinadeira. As características de uma bobina são o diâmetro externo, largura ou formato e o furo ou diâmetro interno do canudo. Às vezes, ao invés do diâmetro externo, especifica-se o peso.

BOBINÃO - é o rolo de papel bruto saído da enroladeira da máquina de papel, de onde irá para uma máquina de acabamento.

BOBINOSA - ver rebobinadeira.

BOBINADEIRA - ver rebobinadeira.

BOLETIM DE FABRICAÇÃO - o mesmo que ordem de fabricação.

BOMBEIO - o mesmo que abaulamento.

BUCHA - o mesmo que estanga.

BREU

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com