TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glossario Sobre Transformacao De Plastico

Monografias: Glossario Sobre Transformacao De Plastico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 9

GLOSSÁRIO SOBRE PLÁSTICOS

________________________________________

ABS Terpolímero amorfo de acrilonitrila-butadieno-estireno

Aditivos Anti-Flamabilidade Ver Retardadores de Chama

Anti-Oxidantes Aditivo que tem por objetivo evitar o ataque do plástico pelo oxigênio ou ozônio presentes no ar.

Agente de Expansão Aditivo utilizado para gerar gás no momento da fusão do plástico. São fundamentais para a fabricação de espumas, isopor, etc.

Agente de Sopro Ver Agente de Expansão. Designação não muito comum.

Bico de Injeção Peça cilíndrica e oca, geralmente apresentando extremidade externa em forma de esfera, por onde passa o termoplástico ao ser injetado desde o canhão para dentro do molde.

Borracha Ver Elastômero.

Bucha de Injeção Faz parte de um molde de injeção, estando em contato com o bico de injeção. O plástico fundido que preencherá o molde sai do bico de injeção e flui através dele.

Calandragem Processo de transformação de plásticos semelhante à laminação de metais. A resina, na forma de massa ou chapas espessas, é conformada através da passagem através de rolos altamente polidos, aquecidos e sob grande pressão. É ideal para a produção de produtos planos, tais como filmes, encerados, cortinas, chapas para pisos, etc.

Canhão Componente da injetora e extrusora. Trata-se de um duto por onde passa o plástico a ser fundido e plastificado.

Capacidade de Plastificação É a quantidade em peso de um determinado plástico que pode ser fundida numa injetora durante um intervalo de tempo (por exemplo, g/s). Normal-mente adota-se como padrão o PS para se expressar esse parâmetro.

Cargas de Reforço Aditivos usados com o objetivo de aumentar a resistência mecânica do plástico.

Cargas Inertes Aditivos usados tão somente para reduzir o preço do plástico, sem contudo afetar adversamente suas propriedades.

Casting Ver vazamento.

Cavidade Espaço oco em um molde, onde se introduz o plástico fundido.

Celofane Filme feito a partir de celulose (algodão) regenerada.

Celulose Polímero natural, presente na madeira, algodão, linho, cânhamo, etc.

Ciclo de Injeção Ver Tempo de Ciclo. Esta designação é relativamente pouco usada.

Cilindro de Injeção 1. Cilindro hidráulico, posicionado na parte posterior do canhão, que em-purra a rosca para a frente por ocasião da injeção.

2. Em alguns casos pode ser sinônimo de canhão. Contudo, para evitar confusão, não se recomenda usar esta palavra com este significado.

Coextrusão Processo especial de extrusão onde o produto final apresenta mais de uma camada de diferentes tipos de plástico.

Coinjeção (com gás) Processo especial onde se injeta gás durante a injeção de plásticos. Neste caso, a pressão exercida sobre a peça durante seu resfriamento é feita através da co-injeção de gás, ao invés de se adicionar mais plástico fundido.

Copolímero Polímero cuja molécula se compõe de mais de um mero.

Deformação Variação no comprimento que um corpo experimenta quando tracionado em uma direção por ação de uma força.

Distribuidor Cilíndrico Variante da matriz com torpedo de uma extrusora. Neste caso, a matriz, ao invés de dispor de um torpedo, dispõem de um distribuidor de plástico fundi-do rotatório, na forma de um cilindro, que gera o anel da seção transversal do tubo. Desse modo, evita-se a formação de riscos longitudinais no tubo.

Distribuidor de Fenda Larga Componente da matriz de uma extrusora utilizada na fabricação de filmes planos e placas.

Dosagem Medição das quantidades dos diversos componentes da mistura de plástico e seus respectivos aditivos (formulação).

Efeito Corona Geração expontânea de ozônio devido à descarga de fios condutores de alta tensão para o ar. O fenômeno passa a ser digno de nota quando as tensões envolvidas ultrapassam 1000 V. O ozônio assim gerado pode degradar os isolantes plásticos presentes.

Elastômero Polímero que apresenta alta elasticidade, ou seja, apresenta alta deformação sob carga, retomando seu formato original após ela ter sido aliviada. A e-xemplo dos termorrígidos, os elastômeros não se fundem e não se dissolvem totalmente em solventes

Estabilizantes Aditivos químicos que tornam os plásticos resistentes à ação nefasta da radi-ação ultra-violeta, radioatividade, calor, oxidação e interpéries

Eteno ou Etileno Monômero do Polietileno

Extrudado Produto semi-manufaturado de plástico ou elastômero produzido por extrusão.

Extrusado Sinônimo de extrudado. Termo usado com freqüência, mas não parece ser a designação mais adequada para este semi-produto.

Extrusão Processo de fabricação de um semi-manufaturado contínuo de plástico ou elastômero. Ele ocorre em extrusoras, equipamento que é constituído basicamente de um tubo contendo um parafuso rosqueado. O plástico, em pó ou grânulos, é alimentado na parte traseira do tubo, sendo conduzido para a parte frontal do tubo pela rosca em rotação. Durante esse percurso, o plástico é aquecido por ação de resistências elétricas e do atrito com o parafuso. No final do percurso, o plástico deverá estar totalmente plastificado, sendo então comprimido contra uma matriz que conterá o desenho do perfil a ser aplicado ao plástico. Ao sair, o semi-manufaturado é resfriado e bobinado. Ideal para a fabricação de tubos, filmes, placas, perfis, etc.

Extrusora Equipamento semelhante a um moedor de carne, utilizado na extrusão de plásticos.

Filamento Fibra infinita com diâmetro determinada (ver DIN 61850)

Força de Fechamento Força exercida pelo conjunto cilindro de injeção/rosca sobre a peça de plás-tico que está se solidificando dentro do molde de uma injetora, garantindo sua alimentação com material adicional enquanto ela se contrai em função da solidificação e resfriamento.

Formulação Mistura de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com