TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gol Transportes Aéreos

Trabalho Escolar: Gol Transportes Aéreos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Dentre os objetivos da determinação de preços (sobrevivência, maximização do lucro atual, maximização da participação de mercado, desnatamento máximo do mercado ou liderança na qualidade do produto), identifique qual deles a GOL adotou conforme o texto tem sinalizado. Além disso, pesquise em livros periódicos de marketing os significados desse objetivo.

R: A GOL transportes aéreos iniciou suas atividades em 2001, viu na crise que as empresas brasileiras passavam uma oportunidade dela se lançar no mercado e oferecer seu produtos. Tudo parecia adverso, mas mesmo assim a GOL introduziu no Brasil uma operação “ low-cost e low-fare”, com o formato operacional muito mais moderno e se propondo a praticar preços mais baixos, com isso ela utilizou a estratégia de maximização de participação de mercado, pois buscava uma penetração nesse saturado mercado.

A maximização de participação de mercado, segundo Aswath Damodaran, é que alguns objetivos concentram-se na lucratividade, em vez de no valor. Seu fundamento lógico é que lucros podem ser mensurados mais facilmente de que o valor, e de que lucros mais altos significam um valor mais alto a longo prazo. Esses objetivos envolvem pelo menos dois problemas. Primeiro, a ênfase sobre a lucratividade atual poder resultar em decisões de curto prazo que maximizam os lucros, agora à custa de lucros e valor de longo prazo. Segundo, a noção de que os lucros podem ser mensurados mais facilmente do que o valor, dada a margem que os contadores têm para deslocar lucros através de períodos.

2 – O que significa “Competência Essencial” e qual a importância desse conceito para o estrategista em marketing. Qual a vantagem dessa competência para a GOL.

R: Competência Essencial significa segundo McClelland e Boyatzis, um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que levam a um alto desempenho. De acordo com essa visão podemos afirmar que a competência para o estrategista em marketing é extremamente alta, pois é preciso ter conhecimento e habilidades para tomar uma decisão correta e segura, onde a organização possa evoluir, crescer e encontrar o caminho mais benéfico em todos os seus segmentos. A visão dos estrategistas deve ser clara e precisa, sendo necessário conhecer bem o mercado e seu alvo para assim atingir seus objetivos. A GOL utilizou esse método buscando alcançar e entrar em um mercado que estava em crise, parecia uma aposta um pouco duvidosa e negativa, porém com a “Competência Essencial”, ela soube posicionar-se no mercado de forma positiva, ganhando credibilidade e fidelidade, oferecendo preços baixos e extrema qualidade para cada vez mais ganhar clientes.

3 – Identifique quais foram as iniciativas da GOL para a redução dos custos de seus produtos no passado e quais são as atuais reformulações estratégicas que a Companhia adotará para se obter mais lucro baseando-se na estratégia de “preço de características opcionais”.

R: A GOL utilizou uma estratégia inovadora baseada na lotação dos assentos que a Companhia oferecia, ou seja, conseguiu reduzir os custos de seus serviços utilizando um aproveitamento maior seus voos. Com essa estratégia ficou clara que a visão da empresa estava voltada para a maximização da quantidade de passageiros, pois voos quase vazios significava prejuízo.

Hoje no atual mercado a GOL busca além de oferecer preços baixos, ser uma empresa moderna no mundo, com aeronaves de última geração, com excelente tecnologia capaz de satisfazer as necessidades dos clientes tanto nos aspectos econômicos com tarifas especiais, pacotes bônus, promoções pela internet, programas de milhas com acúmulo de pontos para o cliente poder viajar de graça em classes mais confortáveis ou até mesmo poder usar outros serviços. Quanto na realização das pessoas poderem optar por uma viagem de avião e trocar a cansativa viagem de ônibus pela comodidade e rapidez que uma Companhia aérea pode oferecer, além da satisfação dos clientes de negócios com a disponibilidade de horários.

4 – Qual a opinião da dupla sobre a elasticidade da demanda da GOL, elástica ou inelástica. Por quê.

R: A demanda está relacionada com a demonstração da quantidade de um bem ou serviço que os compradores estariam dispostos a adquirir a diferentes preços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com