TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gonçalves Dias

Pesquisas Acadêmicas: Gonçalves Dias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Primeiro poeta autenticamente brasileiro, na sensibilidade e na temática, e das mais altas vozes de nosso lirismo, percebeu no índio a figura de um herói, construiu para ele e por ele poemas épicos, conquistando o mérito de ser o principal responsável pela implantação e definição do novo credo cultural no Brasil: o Romantismo. Refiro-me, aqui, ao poeta Gonçalves Dias, o mentor do indianismo brasileiro.

Entretanto, cabe-me restringir o foco, tratando do autor em outro momento. Por enquanto, delimitarei a minha análise em apenas um dos seus poemas: "O Canto do Piaga".

Publicado em 1846, na obra "Primeiros Cantos", o texto em estudo possui 80 versos divididos em 3 partes e 20 quartetos. Na intenção de fugir da tradição clássica, ele mistura versos octossílabos, decassílabos e, principalmente, os incomuns monossílabos. Inicialmente, deixa uma ideia de que a sua rima será alternada, mas, logo na segunda estrofe, já manifesta o seu descompromisso com tal ordem e constrói, com liberdade, o ritmo e a musicalidade do poema.Tal sonoridade atrai até o leitor menos interessado em versificação, contudo, não é ela o motivo principal do brilhantismo do texto, pois este está realmente é no Canto do Piaga, que traduz a visão épica do mundo, através do indianismo heroico, idealizado, fruto da imaginação do autor.

Há uma preocupação com seres sobrenaturais, fantasmas, seres capazes de arruinar a vida do índio, capazes, inclusive, de lhe tirar o bem maior, "a liberdade". Piaga, o pajé, o líder, conclama os seus guerreiros a ficarem alertas, pois ele prevê a aproximação do perigo. Na 4ª estrofe, percebe-se que o índio teme a cobra, que é traiçoeira e inimiga deles. A forma apresentada aos fantasmas é de uma cobra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com