TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Democrática

Resenha: Governança Democrática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Resenha  •  211 Palavras (1 Páginas)  •  181 Visualizações

A gestão democrática é algo novo dentro do ambiente escolar brasileiro. É uma concepção político-filosófica em que a estrutura do poder é descentralizado e as relações são horizontais. É sustentada em quatro bases: a administrativa, a financeira, a jurídica e a pedagógica.

Predispõe um ambiente participativo, sem competitividade onde os conflitos são encarados como normais e são resolvidos ou administrados através do diálogo. Para tanto é preciso ter convicção no trabalho coletivo, ter espírito ético e solidário.

Neste ambiente a responsabilidade é de todos, ou seja, ela se faz numa mobilização efetiva, partilhada tanto nas definições dos rumos a serem seguidos como na liberdade em relação a solução de problemas a qual responde aos anseios de toda comunidade.

A gestão democrática, enquanto construção coletiva da educação busca romper com o autoritarismo pois compreende a função social da escola na comunidade, comunga com o pluralismo de idéias buscando a formação da cidadania participativa ampla em que procura incluir todos, até os grupos historicamente excluídos.

Está é a visão sobre gestão democrática ideal, aquela que todos devem lutar e buscar. Este tipo de gestão pode até ser um pouco utópica na atualidade, depois de tantos anos convivendo com o autoritarismo, mas através da participação e cobrança da sociedade em geral é possível alcançá-la.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com