TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grandeza Escalar

Exames: Grandeza Escalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 2

Grandeza escalar: é aquela que fica totalmente definida apenas utilizando um número e uma unidade de medida.

Vamos ver alguns exemplos:

A MASSA é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizada quando conhecemos um número e uma unidade. A massa de uma pessoa é 57 kg.

A TEMPERATURA é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizada quando conhecemos um número e uma unidade. A temperatura da sala de aula é 27 ºC.

O VOLUME é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizado quando conhecemos um número e uma unidade. O volume de uma caixa de leite é um litro.

O INTERVALO DE TEMPO é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizado quando conhecemos um número e uma unidade. A sessão de cinema durou 2 horas.

Grandezas vetoriais: é aquela que somente fica caracterizada quando conhecemos, pelo menos, uma direção, um sentido, um número e uma unidade.

Vamos ver alguns exemplos:

O CAMPO MAGNÉTICO é uma grandeza vetorial e encontra-se relacionada com a permeabilidade do meio. A sua unidade SI é o ampere por metro.

FORÇA, VELOCIDADE e ACELERAÇÃO são consideradas grandezas vetoriais porque tem intensidade, direção e sentido de aplicação.

Vetor – representação de uma grandeza vetorial que é feita através de um segmento de reta orientado, cujo sentido é fornecido pela seta, em uma de suas extremidades.

Todo vetor é representado por letras acompanhadas por uma pequena seta sobre elas.

Características de um vetor

Direção – localização no espaço, fornecida pela reta suporte (S) do segmento.

Sentido – dado pela seta.

Intensidade ou módulo – composto pelo número e pela unidade de medida, ou seja, pelo comprimento do segmento, numa certa escala adotada. A intensidade de um vetor costuma ser representada por P (sem a seta) ou por e lê-se “intensidade ou módulo do vetor ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com