TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graudos - Areia

Monografias: Graudos - Areia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

ENSAIO DE GRANULOMETRIA DE AGREGADO MIÚDO- AREIA

1 INTRODUÇÃO

O ensaio de granulometria é o método empregado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada. Nesse relatório se da importância a 2

agregados, a areia e a brita.

Através dos resultados obtidos desse ensaio é possível a construção da curva de distribuição granulométrica, que tem grande importância para a especificação dos solos.

A determinação da granulometria de um solo pode ser feita apenas por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário.

1.1 OBJETIVO

Obter conhecimento sobre o que é granulometria e agregados, para assim conduzir o ensaio de granulometria através do peneiramento (separação dos sólidos, de um solo em diversas frações), visando obter a curva granulométrica.

2 GRANULOMETREIA

Todos os solos, em sua fase sólida, contêm partículas de diferentes tamanhos em proporções as mais variadas. A determinação do tamanho das partículas e suas respectivas porcentagens de ocorrência permitem obter a função distribuição de partículas do solo e que é denominada distribuição granulométrica.

A distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, será obtida através do processo de peneiramento de uma amostra seca em estufa,enquanto que, para siltes e argilas se utiliza à sedimentação dos sólidos no meio líquido. Para solos, que tem partículas tanto na fração grossa (areia e pedregulho) quanto na fração fina (silte e argila) se torna necessária a análise granulométrica conjunta.

3 AGREGADOS

Agregados são os materiais granulares, sem forma e volume definidos, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para o uso em obras de engenharia.

Os agregados para uso em concreto podem ser encontrados de duas maneiras: nos leitos dos rios, isso porque os fragmentos são rolados no leito dos cursos d água ou por britamento de rochas estáveis.

Os agregados desempenham um importante papel nas argamassas e concretos, tanto economicamente, quanto do ponto de vista técnico, e exercem influência benéfica sobre algumas questões características importantes como:

retração e aumento da resistência ao desgaste, sem prejudicar a resistência aos esforços mecânicos, pois os agregados de boa qualidade tem resistência mecânica.

3.1 OBTENÇÃO DOS AGREGADOS

Alguns agregados são obtidos por extração direta do leito dos rios, por meio de dragas (areias ou seixos), e, ás vezes, de minas (areias). Sendo lavados e classificados.

3.2 AGREGADOS MIÚDOS E GRAUDOS

Entende-se por agregado miúdo a areia natural quartzosa ou pedrisco resultante do britamento de rochas estáveis, com tamanhos de partículas tais que no máximo 15% ficam retiros na peneira de 4,8 mm. Já o agregado graúdo é um

pedregulhonatural, seixo rolado ou pedra britada, proveniente do britamento de rochas estáveis (inalteráveis sob a ação do ar, água ou do gelo), com um máximo de 15% passando na peneira de 4,8 mm. Devem ser desprezados agregados de rochas feldspáticas ou de xisto, que se decompõem sob a ação do ar ou da água.

4 ENSAIO DE GRANULOMETRIA

O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou em outras palavras, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada

para o ensaio.

4.1 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:

Para a realização do ensaio foram usadas uma série de peneiras padronizadas, areia, um peneirador vibratório , uma balança, uma escova de náilon e recipientes para agregados.

Após a apresentação do laboratório e dos materiais que serão utilizados no experimento, visando garantir maior precisão na quantidade de material aferiu-se a massa da areia com a tara do recipiente. Com 514,35 gramas, a areia foi despejada na série de peneiras destinada a agregados miúdos, de maneira uniforme, espalhando-a por cima da primeira peneira. Finalmente, o grupo de peneiras é colocado e fixado no peneirador, que vibra de acordo com o material, por 5 minutos, após o término do tempo de vibração pesou-se o material retido em cada peneira e no fundo. Segue abaixo, na Tabela, os resultados obtidos no peneiramento descriminado acima.

ENSAIO DE GRANULOMETRIA DE AGREGADO MIÚDO- AREIA

Tabela:

Peneira nº Abertura (mm) Material Retido(g) Material Retido (%) Material Acumulado Retido (%) Material Acumulado Passando (%)

4 4,75 5,23 1,04 1,04 98,96

8 2,38 32,37 6,42 7,46 92,57

16 1,18 107,61 21,47 28,93 71,07

30 0,60 168,67 33,65 62,58 37,42

50 0,30 123,93 24,73 87,31 12,69

100 0,15 63,57 12,68 99,99 0,01

501,18

99,99 287,31

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com