TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravadora X Moradores

Dissertações: Gravadora X Moradores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Metais

Metais de Transição

Curta e Compartilhe!

Por Júlio César Lima Lira

Na tabela periódica, os metais de transição estão localizados entre os grupos 2A e 3A (excluindo estes). São definidos como elementos cujos átomos correspondentes não possuem orbital "d" mais energético totalmente preenchido, ou que são capazes de formar cátions com orbital d incompleto.

Essa classe de elementos se subdivide em duas: a dos metais de transição externa (constituindo o bloco d) e a dos metais de transição interna (constituindo o bloco f). O primeiro metal de transição (seguindo ordem de número atômico) da tabela é o escândio, sendo o último, artificialmente produzido, o unúbio - Uub (hoje conhecido como copernício - Cn), cujo isótopo de maior estabilidade possui meia-vida de 29 segundos. Assim como pode ser visto na tabela abaixo:

Características Físicas

A maioria dos elementos de transição possui características semelhantes a dos outros metais representativos: boa condutibilidade térmica e elétrica, brilho (geralmente prateado ou dourado); e, apesar de apresentarem ampla variação de dureza e pontos de fusão/ebulição (com o tungstênio o metal mais difícil de mudar de estado físico com Pf = 3410°C e Pe = 5660°C), tendem a ser mais duros e possuírem maiores Pf e Pe do que os metais alcalinos e alcalino-terrosos, além de conseguirem formar ligações covalentes entre átomos de mesma espécie (e não apenas metálicas) pela presença de orbitais d incompletos.

Em relação à densidade, esta varia desde 2,99g/cm³ do escândio, até 22,4g/cm³ do irídio e 22,6g/cm³ do ósmio (o metal que apresenta os átomos mais densos de toda tabela, devido aos seus tamanhos e arranjo cristalino quando em estado sólido).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com