TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez Na Adolescencia

Trabalho Escolar: Gravidez Na Adolescencia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.159 Palavras (9 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Curso Educador Social

Tema do trabalho: Gravidez na adolescência

Componentes:

Larissa

Rosa

Vera lúcia

Zélia

Taguatinga - DF

2013

Gravidez na adolescência

Trabalho sobre a gravidez na adolescência

e suas consequências

Orientador: Fernando Barbosa Dos Santos

TAGUATINGA – DF

2013

Agradecimentos

Agradecemos a Deus por ter nos dado força nos momentos mais difíceis, quando tudo parecia ser impossível, nos deram coragem para enfrentar, os obstáculos dia após dia sem perdermos a fé, as nossas famílias que sempre nos incentivaram ao nosso professor Fernando Barbosa Dos Santos um profissional dedicado, competente, compromissado com a qualidade de ensino.

Resumo

Este trabalho trata-se da gravidez na adolescência e os fatores de risco relacionado com a gestação que vem crescendo. O objetivo é mostrar que nesse período ocorrem profundas modificações tanto psicológico e emocionais marcados pela transição da puberdade gerando adultos precoces devido o surgimento da gravidez, considerando estressante devido as alterações hormonais e emocionais envolvidos. Tendo como expressão as questões sociais apresentadas nesse artigo, considerando hoje um grande desafio a educação sexual seja algo mais conhecido tanto no âmbito familiar como nas intuições educacionais dando ao jovem uma oportunidade maior de conhecimentos, para que não haja um numero maior de gravidez na adolescência.

Sumário

Introdução..................................................................................6

Métodos contraceptivos...........................................................8

Gravidez na adolescência.........................................................9

Artigo de opinião: Gravidez na adolescência........................10

ECA Estatuto da Criança e do Adolescente...........................11

Depoimento de uma adolescente grávida..............................12

Introdução

A gestação é um momento único na vida de uma mulher e de extrema importância, mas com grande mudança e descobertas que quando associadas a fatore de risco com : pressão alta diabetes até mesmo a gravidez na adolescência a mesma ainda não está com o corpo totalmente formado. Sem falar que podem aparecer sintomas depressivos levando a intenso sofrimento psíquico e depressivo( Teixeira,2001; Viana, 2008).

A gravidez na adolescência traz um serio risco a saúde desta, além de perder toda a liberdade e a inocência. A gestação traz graves consequências, tanto física como emocional além de influenciar na vida fetal.

Conforme Teixeira (2001.P.4) a gravidez além de representar o período gestacional do desenvolvimento do embrião / feto. Corresponde igualmente o período de desenvolvimento do papel materno na qual a mulher experimenta uma realidade preparando-se para tornar-se mãe.

Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontra-se portanto em pleno desenvolvimento dessa fase da vida a adolescência. Esse tipo de gravidez em geral por não ser planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamento sem estabilidade. No Brasil os números são alarmantes.

A gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que os rapazes não possuem condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. Sabe-se que os jovens não tem nenhuma estrutura formada para assumir um criança, nem física e nem financeiramente para sustentar um beber.

Sem falar que no relacionamento entre o casal de adolescentes pode acontecer que o rapaz fuja da responsabilidade deixando sua parceira assumir todo o compromisso na sustentação do recém nascido. Diante issovamos perguntar: porque isso acontece? O mundo moderno, sobretudo no decorrer do século XXI por inúmeras transformações no mais diversos campos: economia politica, social.

Situações favoráveis ao surgimento de uma geração cujo os valores éticos e morais encontra-se desgastadas. A liberdade e as informações recebidas por esses jovens leva a banalização de assuntos como sexo, a liberação sexual acompanhada de falta de limite a responsabilidade é um dos motivos que favorecem a incidência de gravidez, porque o jovem, não procura uma pessoa com mais experiência por falta de coragem, acabam por descobrir sozinhos sem buscarem orientações de como se prevenirem de uma gravidez indesejada ou de uma doença (DST).

Um dos fatores que deve ser ressaltado é o afastamento dos membros da família ou dos jovens, que procuram tirar suas duvidas entre si.

A desinformação e a fragilidade da educação sexual, que muitas vezes trata essa questão sexual como tabu. As escolas e os sistemas de educação estão muito mais preocupados em dar conta matérias que possam ser discutidas a cunho social, que seria combater a gravidez na adolescência e orienta-las para que dessa forma elas tenha uma sexualidade, gravidez com segurança e responsabilidade.

A complexidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com