TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Groomingo E Cognição Humana

Tese: Groomingo E Cognição Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

Na evolução do homem, viu se necessário uma maior interação entre os indivíduos, os grupos iam aumentando e consequentemente as rixas também, a partir deste princípio surge o conceito de grooming. Onde um macho ou uma fêmea interagia com outro individuo para diminuir as tensões do grupos ou para garantir uma parceira pro ato reprodutivo.

A cognição da espécie humana foi evoluindo, e com isso o grooming passa a ter um papel fundamental nesse novo ambiente social, até o ponto que evoluiu pra comunicação vocal entre os indivíduos.

2. Metodologia

Busca de artigos e livros relacionados ao grooming entre primatas e cognição da mente.

3. GROOMING

O grooming é comumente conhecido como catação apesar de nem sempre ter esse intuito. Representa custos, como diminuição de vigilância, e benefícios, por exemplo liberação de endorfinas, para o indivíduo. Costuma seguir a linha de hierarquia (o dominante é o mais catado).

São observadas duas diferentes funções sociais para o comportamento de grooming realizado entre fêmeas: apaziguamento e reforço de laços sociais. As sessões de grooming realizadas para reduzir as tensões são iniciadas por uma fêmea de posição hierárquica superior e finalizadas pela fêmea subordinada e tendem a não ser recíprocas. O grooming realizado entre fêmeas de posição hierárquica similar e entre fêmeas aparentadas são, em geral, recíprocas e tem a função de reforçar os laços afiliativos.

Dunbar observou que o tempo que os primatas dedicam ao grooming aumenta à medida que aumenta o tamanho do grupo, não porque o número de piolhos seja maior, mas porque é preciso investir cada vez mais tempo na comunicação social e com isso ele estipulou que o tempo máximo que um primata pode se dedicar ao grooming de terceiros é 30% do seu tempo hábil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com