TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guarana Mineiro

Por:   •  11/11/2015  •  Seminário  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 5

A história da Refrigerantes do Triângulo é parte da vida de um empreendedor que tornou-se um case de sucesso.

Arlindo Massaro e

o filho Luiz Massaro.

A família Massaro é imigrante do Vêneto, região do norte da Itália. O Brasil era a esperança para construir uma vida melhor, e no interior de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto, começou uma nova história.

Luiz Alfredo Massaro foi educado na tradição europeia com valores e princípios rigorosos. Cresceu admirando as instalações e toda a movimentação de quatro fabricantes de refrigerantes que na época produziam e abasteciam o interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e a nova capital federal.

Na adolescência, conviveu com a dinâmica de produção e do atendimento na panificadora do pai e, na juventude, ingressou na distribuidora de bebidas da família.

À medida que foi negociando produtos para a revenda, soube de novas marcas que estavam chegando no país. Com visão e desejo de fazer crescer o negócio, visitou a Crush e a Pepsi, onde conheceu e encantou –se com o sistema de franquia que estas marcam ofereciam.

O projeto seguia os padrões industriais da franqueadora Pepsi, com coluna avançada e revestimento em pastilhas lembrando os palácios da nova capital federal.

O projeto ganha corpo e o sonho começa a se tornar realidade

A estrutura do galpão crescia em ritmo acelerado em pleno cerrado Mineiro.

Com o mercado de refrigerantes em plena expansão, Luiz Massaro foi conhecer algumas praças, como eram chamadas as regiões geográficas na época, para estudo de viabilidade. O Sul de Minas, o interior de Goiás e o Triângulo Mineiro eram as opções disponíveis.

Optou por Uberlândia por duas razões, além das oportunidades que viriam com o crescimento do interior pós-Brasília, obteve um terreno no recém lançado Distrito Industrial, que na época não passava de um cerrado com algumas ruas de terra.

Luiz Massaro e sua família mudaram-se para Uberlândia em 1964, na época um jovem com apenas 25 anos, para instalar a indústria que seria pioneira no Distrito Industrial.

Em 1965, os equipamentos importados dos Estados Unidos foram recebidos em carreta pelo centro de Uberlândia.

As festividades de inauguração começaram com um grande desfile de uma banda musical seguida pela frota de entregas. A população compareceu para conhecer e saborear a novidade, além da tradicional benção e presença de autoridades. A Refrigerantes do Triângulo foi construída inicialmente por um grupo de investidores, mas com o passar do tempo o quadro societário sofreu alterações.

Após o período de implantação, o irmão José Roberto se uniu a empresa, trazendo conhecimento técnico ao processo de produção e consolidando a gestão industrial.

O crescimento na década de 70 aconteceu devido ao foco na distribuição pulverizada, com os produtos Pepsi (cola), e agora Mirinda (laranja) e Teen (limão).

Na década de 1980, começou a produzir o Guaraná Mineiro nas tradicionais garrafas de vidro de 180ml e 600ml como complemento de sabores, pois a Pepsi não oferecia este em seu portfólio. Sobreviveu à hiperinflação e à inúmeros planos econômicos que muitas empresas não conseguiram superar.

Luiz Massaro ainda dedicava tempo a entidades como a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – ACIUB, apoiando na realização das primeiras feiras de negócios FENIUB; Rotary Club Norte e Patronato Buritis em causas sociais.

Em reconhecimento, foi agraciado com várias homenagens. Podemos destacar a Comenda Augusto César – Prefeitura Municipal de Uberlândia e o Mérito Industrial do Ano - FIEMG/MG.

Os filhos Paulo e Sérgio Massaro começaram na gestão comercial da empresa neste período, quando as ferramentas do marketing tomavam forças no país.

Nós anos de 90, uma nova planta industrial foi necessária para a implantação de novas linhas e envase para as modernas embalagens PET.

A empresa encerrou o contrato com a Pepsi e ampliou a oferta de sabores com a marca Mineiro para Guaraná, Laranja, Limão, Uva e Citrus e criou a marca Zap Cola.

Acompanhando as tendências, lançou a linha Zero Açúcar e as garrafas PET, primeiro em 2 litros e depois na versão de 250ml, 600ml e 1,5litro.

O século atual foi a fase da implantação da área de atuação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com