TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTIGO - SIMAVE (SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO)

Casos: ARTIGO - SIMAVE (SISTEMA MINEIRO DE AVALIAÇÃO). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 7

UNIUBE – Universidade de Uberaba

Caratinga-MG

2010

UNIUBE – Universidade de Uberaba

Artigo científico apresentado à UNIUBE, para conclusão de Curso de Pedagogia: “ ”

CARATINGA

2010

RESUMO

O Simave – Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação em 2000, o Simave é composto pelos programas de avaliação “Proalfa” e “Proeb”, ambos censitários. As avaliações são promovidas pela Secretaria de Estado de Educação e realizadas por instituições externas vinculadas a universidades federais sediadas em Minas Gerais. A intenção declarada é que os “resultados dos programas de avaliação em grande escala serão utilizados como instrumentos importantes para a gestão do sistema público de Educação em Minas Gerais, pois levantariam dados para o diagnóstico sistemático da rede pública de ensino e forneceriam informações para subsidiar a definição de políticas educacionais e o planejamento de suas ações”.

O Programa de Avaliação da Alfabetização – Proalfa, avalia o grau de leitura das crianças do ciclo inicial de alfabetização. Com a iniciativa, Minas é o único estado que produz dados específicos sobre os níveis de alfabetização dos alunos de toda a rede pública. O Estado é precursor na construção de instrumentos de avaliação testados e aperfeiçoados, cujos resultados estão aptos a serem utilizados pelos gestores e professores na melhoria do processo de alfabetização.

O Programa de Avaliação da Educação Básica, Proeb, testaria anualmente os conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio.

Palavras-chave: Avaliação sistêmica – SIMAVE, PROALFA e Resultados.

Introdução

“Desenvolver as proficiências necessárias para que, em nossa escola, nas avaliações de desempenho estadual e federal, os alunos consigam dominar um conjunto de conhecimentos, habilidades e competências compatíveis com o período de escolaridade em que se encontram.”

O município de Imbé de Minas está localizado no leste de Minas Gerais com aproximadamente 7000 habitantes. Pertence à 6ª SRE - Superintendência Regional de Ensino do município de Caratinga. Atualmente tem em funcionamento na rede municipal 9 escolas que atendem aproximadamente 800 educandos na faixa etária de 4 a 11 anos, sendo 8 escolas na zona rural e uma na sede do município, na rede estadual conta com 4 escolas, sendo na zona rural e uma na sede do município, atendendo aproximadamente 200 alunos na faixa etária de 06 a 11 anos. Tem como objetivo é descentralizar e democratizar a tomada de decisões pedagógicas, jurídicas e organizacionais nas escolas, buscando maior participação dos agentes escolares, significando uma forma de toda a equipe escolar tornar-se co-responsável pelo sucesso do aluno e, conseqüentemente do funcionamento da unidade escolar. Vamos tratar sobre o PROALFA, um programa que visa o nível de ensino das séries iniciais do ensino fundamental.

O SIMAVE tem três diferentes programas de avaliação se articulam:

PROALFA – Programa de Avaliação da Alfabetização: verifica níveis de alfabetização alcançados pelos alunos da rede pública e indica intervenções necessárias para a correção dos problemas identificados.

PROEB - Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica: avaliação em larga escala, verifica a eficiência e a qualidade do ensino no Estado de Minas Gerais a partir dos resultados sobre o desempenho das escolas nas séries finais dos blocos de ensino.

PAAE – Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar: realiza diagnósticos progressivos da aprendizagem escolar e do ensino, fornecendo subsídios para fundamentar planos de intervenção pedagógica durante o ano letivo.

O PROALFA – PROGRAMA DE AVALIACAO DA ALFABETIZAÇÃO

Todos os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Fundamental de 9 anos nas escolas estaduais e municipais de Minas Gerais devem participar da avaliação. As crianças matriculadas nos 2º e 4º anos do Ensino Fundamental também serão avaliadas por amostragem. Participam 511.145 alunos, matriculados em 9.446 escolas públicas dos 853 municípios mineiros. As provas serão aplicadas sempre no horário das aulas. Os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização PROALFA, vêm demonstrando os avanços dos alunos. Nos últimos três anos, o índice de aprendizado no nível recomendado das crianças do 3º ano subiu de 48,7%, em 2006, para 72,5%, em 2008. A meta é que, em 2011, esse índice esteja próximo de 100%. Minas Gerais é o único estado do Brasil que faz avaliação na fase de alfabetização. Tão importante quanto o crescimento do número de crianças que lêem e escrevem com autonomia é a redução do percentual das crianças que não sabem ler ou não lêem bem. As taxas de alunos que estavam nos níveis baixos e intermediários nas escolas da rede estadual e municipal caíram entre 2007 e 2008 de 18,9% para 13,8% e de 15,3% para 13,7%, respectivamente. Além de avaliar os sistemas de ensino, o Proalfa gera indicadores que permitem a identificação do grau de leitura e escrita por rede de ensino, região do Estado, município, escola e até por aluno, o que possibilita inclusive a análise e a intervenção pedagógica individual nas escolas.

Percebemos que as escolas municipais apresentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com