TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guarda Compatilhada

Pesquisas Acadêmicas: Guarda Compatilhada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 9

Trata-se da indicação do que se pretende resolver por meio da pesquisa monográfica, ou seja, o apontamento da dificuldade, da dúvida específica ou qualquer outra questão relevante que surja a partir da abordagem do tema e que suscite a busca por uma solução científica.

Quanto à forma de sua apresentação no projeto, os problemas devem ser dispostos em tópicos, como perguntas acerca do tema proposto, considerando variáveis que posteriormente serão apreciadas na indicação das hipóteses. Observe, porém, que problematizar não é simplesmente fazer uma pergunta, é apresentar um 1.2 Problema

Trata-se da indicação do que se pretende resolver por meio da pesquisa monográfica, ou seja, o apontamento da dificuldade, da dúvida específica ou qualquer outra questão relevante que surja a partir da abordagem do tema e que suscite a busca por uma solução científica.

Quanto à forma de sua apresentação no projeto, os problemas devem ser dispostos em tópicos, como perguntas acerca do tema proposto, considerando variáveis que posteriormente serão apreciadas na indicação das hipóteses. Observe, porém, que problematizar não é simplesmente fazer uma pergunta, é apresentar um questionamento, uma problematização, ou seja, demonstrar que o assunto é controverso, divergente, questionador, polêmico. Isso porque quanto mais interessante o problema gerado a partir do tema, tanto mais relevante será a justificativa para a própria pesquisa.

1.3 Justificativa

Conforme explicitado acima, o problema está intimamente afetado pela justificativa. Na verdade, a justificativa traz uma breve retrospectiva sobre a problemática a ser abordada através de uma breve exposição sobre a literatura existente sobre o assunto. Sua finalidade é demonstrar as razões que legitimam o trabalho. Para tanto, deve haver um certo equilíbrio entre os motivos de ordem teórica que dão relevância à pesquisa, ou seja, a relevância científica de abordar o tema proposto, além das percepções ou experiências pessoais que inspiraram essa abordagem (sem, contudo, abusar de sentimentos ou valores pessoais). Buscando responder o “por quê?” da pesquisa, o conteúdo da justificativa deverá convencer o leitor acerca da potencial contribuição que a pesquisa irá propiciar para a ciência.

Em resumo, justificar é descrever a razão de ser da pesquisa. Para tanto, é comum o uso de doutrina para demonstrar com mais propriedade a controvérsia, reforçando a explicação do pesquisador (acadêmico) a respeito da escolha daquele problema especificamente, demonstrando a seu orientador e demais interessados a importância de se estudá-lo.

2 OBJETIVOS

Devemos aqui estabelecer claramente aquilo que se pretende alcançar com a pesquisa. Por isso podemos dizer que os objetivos constituem as estratégias de pesquisa que serão adotadas no sentido de obter respostas (aproximadas) para os problemas: devem ser elaborados com a conjugação apropriada para a investigação: analisar, comparar, grifar, desenhar, etc (vide lista pormenorizada de verbos adequados para descrição dos objetivos no META, item 2.4).

OBS.: uma vez mais, conforme o estilo do trabalho e a orientação do seu professor, pode ser que não haja escrita alguma entre a seção primária (2 OBJETIVOS) e a seção secundária abaixo (2.1 Objetivo geral).

2.1 Objetivo geral

A partir da definição dos objetivos, a pesquisa adquire uma estrutura de organização vital para a confecção do projeto, pois possibilita ao pesquisador mapear os diversos procedimentos para a execução do trabalho.

Nesse contexto, o objetivo geral é uma pretensão abrangente envolvendo a resolução dos problemas apresentados.

Trata-se de uma descrição mais superficial e abrangente, redigida em tópico único, acerca de aspectos que estarão intimamente ligados aos problemas e à justificativa.

2.2 Objetivos específicos

Os objetivos específicos consistem no levantamento de objetivos exploratórios, descritivos e/ou explicativos. Os objetivos específicos são fruto do desdobramento do objetivo geral em outros menores, mais específicos, que normalmente terão referência expressa da divisão do conteúdo dos capítulos da monografia, seja em seções primárias ou secundárias.

Seu conteúdo expressa as ações a serem realizadas no decorrer da pesquisa com o escopo da resolução da problemática e o alcance do objetivo geral. Com efeito, sua elaboração requer a utilização de verbos no infinitivo (caracterizar, comparar, analisar, demonstrar, buscar, reduzir, descrever, etc.), distribuídos em tópicos individualizados (que podem ser apresentados com o uso de marcadores, como letras “a)”, “b)”, “c)”, etc.).

Segundo o META (Item 2.4, p. 21), essa indicação dos verbos no infinitivo corresponde ao modo como serão organizadas as indagações teóricas e práticas no processo investigativo, sem prejuízo da direção tomada pela definição das fontes de consulta e pela análise dos dados.

3 HIPÓTESES

Para o META (Item 2.4, p. 22), o processo de construção das hipóteses de uma pesquisa depende do conhecimento, ainda que superficial, sobre o tema que se deseja estudar, ou seja, ele deve ser o resultado de indagações concretas, baseadas naquilo que o campo teórico nos informa sobre o assunto a ser trabalhado.

Assim, hipóteses são questões de estudo, ou seja, é a suposição da verdade, a qual será comprovada ou denegada pelos fatos encontrados na pesquisa monográfica.

Na sua construção, a hipótese relaciona uma, duas ou até mais variáveis do problema levantado. O importante é a existência de uma relativa similitude entre seus conteúdos, pois essa hipótese deve ser verificável e direcionada a responder ao problema, buscando orientar, coordenar e completar os resultados da pesquisa monográfica por meio de afirmações, que podem ser comprovadas ou não. Consiste no estudo do problema, ainda que nessa visão minimalista e superficial (pois ainda não concluída).

A hipótese tem uma função prática, que é orientar o pesquisador, colocando-o na direção da causa provável em relação ao problema, e uma função teórica, que é coordenar e completar os resultados já obtidos, agrupando-os num conjunto completo de fatos, a fim de facilitar a sua inteligibilidade e estudo.

As hipóteses devem ser apresentadas em tópicos (a, b, c) e precisam se constituir como possíveis respostas da problematização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com