TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra

Ensaio: Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  Ensaio  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

1-Leia os trechos transcritos que falam sobre a guerra, em seguida, confronte-os, argumentando sobre o tema.

“Mestre Sun Tsu disse:

A guerra é uma visão vital para o Estado. Por ser o campo onde se decidem a vida e a morte, o caminho para a sobrevivência ou para a ruína, torna-se de suma importância estudá-la com muito cuidado em todos os detalhes.

Li Ch’uan: As armas são sempre motivo de maus pressentimentos. A guerra é um acontecimento tão grave que os homens não devem entrar nela sem antes se preparar com a devida cautela e com profunda reflexão.” (p.23). 2

2- Pense nas guerras que assolaram a humanidade. Quais seriam de um modo geral, os motivos que levaram os homens aos campos de batalha? Quais são as consequências da guerra para uma nação?

R – No meu ponto de vista, os motivos que levaram e que levam os homens ao capo de batalha seria em primeiro lugar o desejo incontrolável de dominação e poder que determinados grupos almejam onde a busca pelo poder pode ser o controle sobre o Estado, o desejo pela conquista de território como vimos na Guerra do Golfo Pérsico, quando o Iraque tentou tomar o controle dos territórios petrolíferos do Kuwait, a demonstração de poder bélico, que fica evidenciado a cada dia que passa com o desenvolvimento da indústria da guerra, podemos ter guerras por motivos religiosos fato que até nos dias atuais podemos ver no Oriente Médio.

As guerras trazem consequências diversas tanto no âmbito social, econômico e acima de tudo no rumo que o país vai tomar após uma guerra. Para a nação de um país envolvido em guerras as consequências são tamanhas, desde o extermínio de uma nação, a morte de muitos inocentes, a dominação pelo país ou grupo vitorioso, a falta de recursos econômicos, a até mesmo a um processo de redemocratização como visto na Argentina logo após a derrota da guerra das Malvinas.

3- “A guerra é igual fogo, aqueles que não querem mais depor as armas, acabarão por elas consumidos.” (p.35) – Argumente a idéia contida nesta frase.

R – No meu entendimento uma guerra tem que ser executada e planeja de forma que a sua execução seja realizada de maneira rápida, mas com o objetivo da vitoria alcançada. Podemos compreender com o texto lido que faz referência a esta frase citada que, nenhum exercito que se aventurou em batalhas longas obteve vitória, os exércitos quando vão aos campos de batalha levam consigo uma grande parte das riquezas de um país, longas batalhas enfraquecem os exércitos, pois os dias passados em uma guerra vão consumindo e deixando os homens no campo de batalha exaltos e com o moral baixo, estes fatores podem levar a derrota, e assim sendo todo o poder bélico empregado se perderá.

4- A obra fala das virtudes necessárias a um general. Quais seriam essas virtudes? Qual a importância do general em uma guerra? Pesquise e discute em sala de aula sobre alguns dos grandes generais que a história teve. Fale sobre sua importância.

R – Um general deve apresentar diversas virtudes, porém o livro aponta como virtudes primordiais de um general os seguintes: sabedoria, sinceridade, humanidade, coragem e exigência.

O general se faz de suma importância tendo em vista o seu alto conhecimento de estratégias de guerra, é ele quem planeja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com