TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia E Aliementares

Monografias: Guia E Aliementares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA NITEROI

CURSO DE NUTRIÇÃO - 1° PERÍODO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: NUTRIENTES E GUIAS ALIMENTARES

PROF. : FABIANA COSTA

Dilvana de Carvalho Vieira RA 9871534310

Paloma de Carvalho Vieira RA 8828356290

Lucia Mariza dos Santos Batista RA 9092466507

Natalia Miranda Gomes RA 9088486950

Sara Lima de Jesus RA 9860509158

Barbara Cristina Aguiar RA 2977574817

TEMA: IDOSOS

NITEROI, 10 DE NOVEMBRO DE 2014

ALIMENTAÇÃO

A alimentação sem regras, rica em gorduras, sal e açúcares, pobre em verduras, legumes e frutas, pode causar muitos problemas de saúde, entre eles a obesidade, anemia, diabetes, hipertensão, entre outros.

DENTES

Ao contrário do que muita gente pensa, a perda dos dentes com o passar do tempo não é normal. Pode ser sinal de descaso com a saúde da boca. Os dentes bem cuidados podem permanecer saudáveis ao longo da vida toda.

Dica: É importante fazer a higiene adequada dos dentes, pois esse cuidado ajuda a manter a saúde bucal, melhorar o paladar e prevenir o sangramento das gengivas que podem causar à perda dos dentes, dificultando a mastigação. Procure o dentista com regularidade

CONSUMO ADEQUADO

Os idosos podem necessitar de uma maior oferta de carnes brancas, como peixes e aves; carnes vermelhas, desde que sem gordura; leite desnatado; queijo fresco tec., e massas e alimentos com fibras e vegetais, frutas e legumes.

No idoso ativo recomenda-se o consumo de refeições ricas em verduras (folhas verdes escuras), legumes (duas vezes por dia) e frutas (três vezes por dia). Arroz, aveia, farinha de trigo integral, feijão e sementes de linhaça. Estes alimentos possuem nutrientes com propriedades antioxidantes. É indicado o consumo de gorduras saudáveis como castanha do Pará, amêndoas, abacate e azeite de oliva e diminuir as frituras (gorduras saturadas) da alimentação. A hidratação é fundamental para o idoso ativo e deve ser provisionada ao longo do dia (6 a 8 copos por dia) entre água, suco de frutas naturais (sem açúcar) e chá de ervas. A ingestão de carne de origem animal (frango, peixe, peru) deve ser diária, bem como de carnes vermelhas magras (2 a 3 vezes por semana) e leite e seus derivados (1 a 2 vezes por dia).

Seguindo essas formas de consumo podendo seguir alguns passos para ter uma alimentação equilibrada e saudável.

1° FAÇA, PELO MENOS, TRÊS REFEIÇÕES AO LONGO DO DIA (CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR) E PEQUENOS LANCHES NOS INTERVALOS.

• Evite refeição muito grande: coma menor quantidade e mais vezes ao dia.

• Tenha horários para as refeições.

• Coma devagar, mastigando bem os alimentos: isso contribui para a sensação de saciedade, facilita a digestão e aumenta o aproveitamento dos nutrientes.

• Aprecie a sua refeição, sentando-se confortavelmente à mesa.

• Com alguns alimentos seja restrito, por causa de algumas doenças como hipertensão e diabetes, precisa ser respeitadas, o que não significa que a alimento não é ser saborosa.

2ºINCLUA DIARIAMENTE NAS REFEIÇÕES ALIMENTOS DO GRUPO DOS CEREAIS, DANDO PREFERÊNCIA AOS PRODUTOS INTEGRAIS E AOS ALIMENTOS NA SUA FORMA MAIS NATURAL.

• Grupo dos cereais: arroz, milho, trigo, pães, massas, batata, mandioca, cará e inhame é fonte de energia e alimento integral é bom de nutrientes e fontes de fibras para bom funcionamento do organismo,

• Coma arroz com feijão pelo menos uma vez ao dia e no mínimo cinco vezes por semana, por ser de baixo custo, e é bom para saúde.

3ºCOMA DIARIAMENTE LEGUMES E VERDURAS COMO PARTE DAS REFEIÇÕES E FRUTAS NAS SOBREMESAS E LANCHES.

Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras: evitam a prisão de ventre e contribuem para proteger a saúde e diminuir o risco de várias doenças.

Esses alimentos podem ser consumidos em diferentes preparações ao longo do dia: saladas, refogados, sopas, caldos, tortas, sucos, vitaminas, bolos, etc.

Varie a cor das frutas e legumes ao longo da semana e coma folhas de cor verde diariamente, garantindo, assim, diferentes nutrientes.

Compre alimentos que esteja na época e a atento para a qualidade e o estado de conservação deles.

4º CONSUMA LEITE E DERIVADOS DIARIAMENTE, EVITANDO QUEIJOS GORDUROSOS E MANTEIGA.

Leites, queijos e iogurtes são as principais fontes de cálcio na alimentação,

A alimentação sem regras, rica em gorduras, sal e açúcares, pobre em verduras, legumes e frutas, pode causar muitos problemas de saúde, entre eles a obesidade, anemia, diabetes, hipertensão, entre outros.

5º NA ESCOLHA DAS CARNES, DÊ PREFERÊNCIA AOS PEIXES, AVES SEM PELE E CARNES MAGRAS.

Consuma o mínimo possível de alimentos fritos: prefira preparações assadas, grelhadas e cozidas.

Os miúdos e as carnes devem ser consumidos com moderação, pois são ricos em gorduras.

Retire a gordura aparente das carnes e a pele do frango antes de fazê-las.

O ovo pode substituir as carnes de uma a duas vezes por semana.

Alguns alimentos de origem vegetal podem ser utilizados no lugar das carnes de uma a duas vezes por semana: soja, lentilha, grão de bico, ervilha, etc.

6º PREFIRA ÓLEOS VEGETAIS E COMMODERAÇÃO.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com