TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia Pratico

Casos: Guia Pratico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

GUIA PRÁTICO

• Padronização de matérias e medicamentos hospitalares:

A maior concentração e variedade de materiais médico hospitalares, também conhecidos como correlatos ou médico cirúrgicos estão estocadas no Centro Cirúrgico. Por ser o Centro Cirúrgico um setor extremamente crítico dentro do Hospital, o abastecimento deste setor deve ser adequado ao volume e tipo de atendimento.

Primeiramente é necessário a analise do local para entendermos quais materiais a serem utilizados para artigo de consumo na área hospitalar como, por exemplo: próteses, artigos descartáveis, produtos químicos e instrumental médico cirúrgico.

Temos que considerar todo material permanente aquele que tiver como característica estrutural como, por exemplo: móveis, computadores e aparelhos médicos.

• Identificação de Fornecedores:

Avaliar a origem do material (fornecedor – idoneidade), registro na ANVISA, assim como as características funcionais do mesmo, analisar criteriosamente as especificações do pedido de compra, atender as especificações de entregas e prazos acordados, fornecer informações imediatas na confirmação do pedido sobre quaisquer mudanças, os materiais devem atender as necessidades das equipes atuantes e dos tipos de procedimentos realizados, racionalizar itens, evitar padronização de vários itens para a mesma finalidade, ponderar custos de aquisição e valores para venda, considerando a aceitação das fontes pagadoras. Não obstante, pode-se aludir que o melhor fornecedor é aquele que oferece um bom prazo de pagamento, juntamente com o prazo de entrega almejado pela empresa, aliado a um bom preço, porém com a máxima qualidade e a melhor tecnologia.

• Qualidade e quantidade dos materiais requeridos:

A qualidade do produto deverá vir de representantes indicados e reconhecidos na área, passando, segurança, confiabilidade, baixo custo e prazo de entrega acordados. A quantidade de materiais deve ser feita de acordo com a necessidade da demanda hospitalar.

• Concretização da compra do material:

A concretização da compra acontece á partir do momento que já se tem um produto solicitado, o setor de compras recebe a nota fiscal, sendo assim para a aprovação da compra é necessária a autorização do gestor responsável.

• Recebimento:

As atividades de recebimento abrangem desde a recepção do material na entrega pelo fornecedor até a entrada nos estoques. A função de recebimento de materiais é módulo de um sistema global integrado com as áreas de contabilidade, compras e transportes e é caracterizada como uma interface entre o atendimento do pedido pelo fornecedor e os estoques físico e contábil.

Recebimento é a atividade intermediária entre as tarefas de compra e pagamento ao fornecedor, sendo de sua responsabilidade a conferência dos materiais destinados à empresa.

• Coordenar e controlar as atividades de recebimento e devolução de materiais;

• Analisar a documentação recebida, verificando se a compra está autorizada;

• Controlar os volumes declarados na Nota Fiscal e no Manifesto de Transporte com os volumes a serem efetivamente recebidos;

• Proceder à conferência visual, verificando as condições de embalagem quanto a possíveis avarias na carga transportada e, se for o caso, apontando as ressalvas de praxe nos respectivos documentos;

• Proceder à conferência quantitativa e qualitativa dos materiais recebidos;

• Decidir pela recusa, aceite ou devolução, conforme o caso;

• Providenciar a regularização da recusa, devolução ou da liberação de pagamento ao fornecedor;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com