TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guia de Simulação de Negócios

Monografia: Guia de Simulação de Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Monografia  •  9.432 Palavras (38 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 38

Manual de Simulação Empresarial

Jogo de Empresas

1. A SIMULAÇÃO EMPRESARIAL

Consiste em um exercício seqüencial de decisão, estruturado sobre um modelo de operação empresarial, em que os participantes assumem o papel de gerentes das empresas, mediante a utilização de um software específico.

No presente caso, o jogo consiste na simulação de funcionamento de até 9 empresas industriais de pequeno porte, produzindo e comercializando o mesmo produto em um mercado altamente competitivo.

As equipes representam as diretorias das empresas e serão responsáveis pelas decisões envolvendo as suas diversas áreas.

O objetivo da simulação empresarial é, portanto, desenvolver habilidades empresariais aos participantes nas áreas de :

 Administração geral – proporcionando a integração entre equipes, visão estratégica, conhecimento dos processos internos da empresa e avaliação do ambiente macroeconômico;

 Vendas – mediante o estabelecimento de preços e políticas de marketing;

 Produção – programando a aquisição de insumos, investindo em pesquisa e desenvolvimento e na manutenção e ampliação do parque fabril;

 Finanças – elaborando orçamentos, fluxos de caixa , demonstrações de resultado , balanços patrimoniais e analisando resultados contábeis e financeiros.

Os principais benefícios da simulação empresarial para o aprendizado das equipes, são:

 Compactação do tempo – as decisões são tomadas por trimestres, podendo-se facilmente simular as atividades operacionais da empresa durante o período de 2 anos, por exemplo.

 Participantes são agentes ativos – neste caso, o professor assume o papel de consultor, orientando as equipes e demonstrando a relação entre as decisões tomadas, os aspectos teóricos e os possíveis efeitos práticos.

 Aprendizagem baseada em tentativa e erro - os participantes têm a oportunidade de familiarizarem-se com a administração da empresa através da reflexão sobre os erros e acertos cometidos. Neste aspecto, o papel do professor é relevante, no sentido de mostrar aos alunos as razões dos seus sucessos e fracassos.

 Visão global e integrada – as decisões necessariamente são interrelacionadas , conduzindo o participante a adquirir uma visão global da empresa.

Os resultados da simulação empresarial são determinados pelas interações entre e dentro das equipes participantes. Desenrola-se no contexto da conjuntura econômica que se encontra modelada no computador.

Muito embora o modelo seja basicamente determinístico, os resultados também estarão sujeitos à incerteza uma vez que, "variações ao acaso", e mesmo "a sorte", estarão presentes na simulação, introduzidas tanto pelos participantes quanto pelo fato do sistema usar tabela de números aleatórios na construção dos cenários econômicos..

No jogo os participantes se defrontarão com informações relevantes a respeito da inflação, variações sazonais da demanda e das condições gerais da economia e para obter um bom desempenho, tais informações deverão ser avaliadas com inteligência e tirocínio ao se tomar as decisões relativas às operações da firma.

O presente Jogo de Empresas procura reproduzir a sistemática utilizada para a tributação do lucro. Alguns aspectos importantes do Imposto de Renda são introduzidos na simulação, tais como a possibilidade de se adquirir incentivo para novos investimentos e a utilização da depreciação acelerada..

Para um completo aproveitamento por parte do aluno, o procedimento do jogo de empresa deve se basear no seguinte fluxo de procedimentos:

Figura 1

Dinâmica da simulação

Desta forma, as etapas a serem realizadas pelos participantes compreendem :

1 . Entendimento dos processos da empresa simulada

Por esta razão o capítulo 2 descreverá a empresa e o seu modo de operação. Como não se necessita memorizar nenhum tipo de informação para a realização da simulação, este manual deverá ser consultado durante todo o tempo, sendo a única referência bibliográfica necessária para a continuação dos trabalhos;

2 . Uso da planilha de apoio à decisão

Antes de tomar uma decisão, é necessário que a equipe simule o efeito que a mesma trará para a empresa. Isto é feito mediante o uso da Planilha de Apoio à Decisão (PAD) , disponibilizada para todos os participantes. É através desse instrumento que os mesmos farão o planejamento financeiro e terão condições de reavaliar as decisões tomadas. No capítulo 3 é realizado um exercício simulado para a utilização prática da planilha em um período.

3 . Tomada de decisão

Após analisar e eventualmente rever as decisões tomadas, as equipes entregam as decisões definitivas para serem processadas no software de simulação empresarial. A saída deste programa é o resultado referente ao desempenho da empresa, baseado nas decisões tomadas por todos os participantes.

As Decisões

Cada equipe administra sua empresa tomando as seguintes decisões trimestrais:

- Preço do Produto;

- Despesa de Marketing;

- Despesa de Manutenção;

- Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D);

- Volume de produção;

- Investimento em capacidade produtiva;

- Compra de matéria-prima;

- Distribuição de dividendos;

- Outras despesas

Relatórios Gerenciais

Uma vez tomadas às decisões por todas as equipes, o administrador da simulação se encarregará de dar entrada no computador. Estas decisões,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com