TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA

Tese: GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA.

2.1. O estudo dos gêneros não é novo, mas está na moda.

A expressão “gênero” vem sendo atualmente usada de maneira cada vez mais freqüente e em número cada vez maior de áreas de investigação, pois, a análise de gênero engloba uma análise do texto e do discurso e uma descrição da língua e visão da sociedade, e ainda tenta responder a questões de natureza sociocultural no uso da língua de maneira geral.

2.2. O estudo dos gêneros mostra o funcionamento da sociedade.

O gênero textual tem um propósito bastante claro que o determina e lhe dá uma esfera de circulação. Todos os gêneros têm uma função e uma forma, bem como um estilo e um conteúdo, mas sua determinação se dá basicamente pela função e não pela forma. Na realidade o estudo dos gêneros textuaisé hoje uma fértil área interdisciplinar, com atenção especial para a linguagem em funcionamento e para as atividades culturais e sociais.

2.3. Algumas perspectivas para o estudo dos gêneros.

O estudo dos gêneros textuais é muito antigo e achava-se na literatura e surgiu com Platão e Aristóteles. Vejamos primeiro como se acham essas correntes hoje no Brasil:

1- Pela perspectiva de orientação vigotskyana socioconstrutivista da Escola de Genebra representada pelo interacionismo de Bronckart;

2- Perspectiva “swalesiana”, na linha da escola Norte-americana mais formal;

3- Uma linha marcada pela perspectiva sistêmico-funcional;

4- Uma quarta perspectiva menos marcada por essas linhas e mais geral, é a que vem se desenvolvendo na UFPE e UFPB.

De maneira geral o que se tem notado no Brasil foi uma enorme ploriferação de trabalhos, inicialmente na linha de Swales e depois da escola de Genebra com influencias de Bakhtin e hoje com influencia de Norte americanos e da analise do discurso crítica.

2.4. Noção de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo

Neste trabalho será apresentado um estudo de Gêneros Textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal. O agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros. Sabemos que a humanidade não para de evoluir e que com sua evolução, evolui também a linguagem por ela usada, tanto a oral quanto a escrita.

O texto aborda basicamente sobre a representação simbólica da linguagem corporal, onde o movimento do corpo remete a uma condição motriz, como instrumento relacional do indivíduo. Logo a utilização do movimento do corpo no contexto escolar, favorece na construção de conhecimentos dos educandos, tornando-os mais interessados nos conteúdos que lhe são apresentados pelos professores.

A linguagem corporal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com