TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos textuais e ensino

Por:   •  10/4/2016  •  Resenha  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES:

A proposta das atividades é trabalhar o gênero textual crônica através do texto de Boris Fausto, tanto a identificação do mesmo como a produção. A crônica retrata, de modo geral, os pequenos acontecimentos do cotidiano. É um gênero muito conhecido, principalmente por sua objetivação e a interação direta que facilita a compreensão. É muito importante explorar tal gênero em sala de aula, fazer com que o discente adquira habilidade para sua identificação, visto que a mesma está muito presente em nosso cotidiano, como em reportagens, noticias etc.

1ª Atividade: O aluno deve ler a Crônica “A dança das palavras” de Boris Fausto e levantar hipóteses a respeito do assunto do texto. Esse é um exercício que ajudará o educando a identificar as características da Crônica, atentando-se à sua estrutura, linguagem, temas abordados etc.

2ª Atividade: Após rever as características desse gênero, o aluno deverá produzir uma crônica a cerca das palavras da língua, ou seja, abordar assuntos referentes à linguagem, como uso de gírias, variação linguística e a mudança da mesma, assuntos muito discutidos e constantes no seu dia a dia.

Ambas as atividades se mostram muito produtivas para a aprendizagem do educando. Nesse contexto, o docente tem um papel de suma importância para uma aprendizagem completa, pois ele como agente ativo nesse processo deve saber explanar o assunto de forma adequada, tendo como propósito ir além da avaliação. O mesmo deve agir como um mediador do conhecimento, instigar o aluno a ser um usuário proficiente da língua, esclarecer suas dúvidas e motiva-lo a questionar acerca do gênero, como a importância de saber identifica-lo e produzi-lo; Em que meio social ele é praticado, Quais características podem ser identificadas nesse gênero; Quais tipos de crônica existem; Qual sua finalidade comunicativa e etc.

OBS: Professor, não anexei as páginas do livro, pois como fiz da atividade sugerida pelo senhor não achei necessário, visto que o senhor já a possui.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com