TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Estudo De Gêneros Textuais Do Agrupamento Do Narrar E Sobre Linguagem Corporal Ensino Fundamental

Dissertações: Portfolio Estudo De Gêneros Textuais Do Agrupamento Do Narrar E Sobre Linguagem Corporal Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  1.788 Visualizações

Página 1 de 7

O TRABALHO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Embora não seja a Escola o único lugar onde acontece a educação, na sociedade atual a educação Escolar crescentemente se faz indispensável para a cidadania autônoma e competente. Constitui-se a Escola em espaço especialmente organizado para que se dê a construção de valores, conhecimentos e habilidades necessárias ao pleno, consciente e responsável exercício da democracia.

Estrutura-se a Escola através dos sujeitos que dela fazem parte e das relações que estabelecem entre si e com o meio. Nestas relações aparece a singularidade de cada sujeito, a sua cultura, o seu ponto de vista, a sua leitura de mundo, que comunicados aos outros, contribuem para a construção de conhecimentos reelaborados.

Na qualidade de espaço instituído pela esfera política e mediatizado pelo Estado, pela família e a sociedade, a Escola por integrar um amplo e complexo sistema social que não é neutro, pois se compõem de grupos diversos e por vezes divergentes, sofre intervenção dessas esferas, não sendo também ela uma instituição neutra, isolada, uma vez que representa os interesses da sociedade como construção histórica.

A Escola é a instituição responsável pela passagem da vida particular e familiar para o domínio público, tendo assim função social reguladora e formativa para os alunos.

A Escola é a instituição por intermédio da qual a criança se introduz no mundo público, e daí o papel do Estado em relação a todas elas. À família cabe o dever de garantir à criança o que é típico do domínio privado do lar, e ao Estado cabe garantir o direito indispensável da criança à educação Escolar, pois é ela que faz a transição entre essas duas vidas. (MANTOAN).

Para que a inclusão seja bem sucedida, as diferenças dos alunos devem ser reconhecidas como um recurso positivo. As diferenças entre os alunos devem ser reconhecidas e capitalizadas para fornecer oportunidades de aprendizagem para todos os alunos da classe.

Questionário Atribuído

Pedagoga: Marisa Lucindo de Souza e Souza

Diretora Pedagógica. Pestalozzi de Santa Teresa. ES

1- Como o pedagogo(a) pode auxiliar o professor diante das dificuldades ligadas a inclusção de alunos que apresentam necessidades diversificadas em sala de aula?

Resp.: Implantando na escola um Projeto de formação continuada para que as dificuldades apresentadas sejam compreendidas (estudadas) por todos.

2- De que forma a pessoa responsável pelo aluno pode contribuir com a socialização do mesmo no espaço escolar?

Resp.: Diversificando as atividades dos alunos, pedindo a este que faça favores para professora (como por exemplo: recados, apagar quadro, distribuir materiais), valorizando todas as ações do aluno.

3- Você acha que a organização do trabalho pedagógico na escola facilita o envolvimento do aluno com as atividades da sala de aula? Por quê?

Resp.: Aluno com dificuldades? A escola trabalha de forma homogênia, não respeita as singularidades dos alunos. O que causa grande transtorno no processo ensino-aprendizagem.

4- Há algum aluno que sofre preconceito por sua forma de falar? Qual sua opinião sobre isso? De que forma você lida com essa situação?

Resp.: Sim, muitos. Temos exemplos em nossa escola. O aluno tem vergonha de falar porque os colegas irão rir dele. Minha opinião é que as escolas devem desenvolver projetos voltados para inclusão, solidariedade, valores. Hoje em dia, diante de tanta correria e ter que cumprir programas, a escola está deixando de lado esse trabalho tão importante.

Professora: Silvana Sarnáglia, professora do ensino fundamental

1- Considerando as dificuldades do aluno, ligadas ao desenvolvimento e à aprendizagem, qual a maior dificuldade que o professor encontra, ao tratar com o aluno portador de necessidades especial na sala de aula?

Resp.: O professor de escola pública não está apto a atender as necessidades de alunos especiais, como dizem as propagandas do governo; pois numa sala com uma média de 30 alunos não é possível atender individualmente esses alunos, que é o certo.

2- Há algun aluno que sofre preconceito por sua forma de falar? Qual sua opinião sobre isso? De que forma você lida com essa situação?

Resp.: Sim. Mostrando que há diferenças nos dialetos regionais, diferenças sociais e outras diferenças.

3- O quê se torna essencial na relação professor aluno, para que o aluno que apresenta alguma dificuldade não desista de estudar?

Resp.: Respeito às diferenças de ambos e valorização do ser humano em sua individualidade.

4- Como se avaliar um aluno que não consegue aprender com a mesma facilidade que os demais alunos da sala?

Resp.: Na realidade, o professor tem metas a cumprir ao final de cada ciclo. Todos são avaliados da mesma forma, portanto são respeitas suas limitações.

Aluno 1: Maria Tereza Rudio estudannte do IFES

1- Você conhece algum aluno que tenha dificuldade em relacionar-se com os demais? Por quê você acha que ele tem essa dificuldade?

Resp.: Conheço. São pessoas que podem ter tido algum problema de socialização na infância ou até mesmo um problema familiar que deixe essas pessoas inseguras pra se relacionarem com as demais.

2- Há alguém na escola cuja forma de falar seja motivo de preconceito?

Resp.: Sim. Eu acho isso ridículo. Essas pessoas preconceituosas devem ter alguma deficiência afetiva, por isso procuram formas de se sentirem superiores, e essa forma é se aproveitando das diferenças das outras pessoas.

3- O que você considera importante para viver com tranquilidade, relacionando-se bem com todos os alunos da escola?

Resp.: Respeito e compreensão. Todos somos diferentes e imperfeitos e temos que saber respeitar essas diferenças e enxergá-las como algo normal, que cada um tem um diferencial e é isso que nos torna especiais.

4- Quais são as características que um aluno deve apresentar para êxito em seus estudos?

Resp.: Disciplina e concentração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com