TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HCl

Resenha: HCl. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Resenha  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  412 Visualizações

HCl : O ácido clorídrico é o solvente básico para a análise de minérios, minerais, e algumas ligas metálicas. Rochas carbonáticas são facilmente solubilizadas, até mesmo a frio, mas deixam um resíduo insolúvel (geralmente sílica, pirita, grafite e silicatos). Óxidos e hidróxidos de ferro e manganês dissolvem-se em HCl com maior ou menor facilidade. Hematita e magnetita dissolvem-se em 15 min. Silicatos são, em sua grande maioria, insolúveis em HCl. Com HCl, pode-se trabalhar em recipientes de vidro, a volatilização do ácido é fácil e os sais obtidos são geralmente solúveis em água.

HNO3: o ácido nítrico, diluído ou concentrado, é um ótimo solvente para inúmeros minerais, particularmente sulfetos e fosfatos. Por seu poder oxidante, o ácido nítrico dissolve a maioria dos elementos em sua forma metálica, bem como ligas metálicas.

O Grupo III é também chamado de grupo do sulfeto de amônio, porque os íons desses metais se precipitam como sulfetos ou hidróxidos em uma solução tamponada com NH4OH/NH4Cl, contendo (NH4)2.

Como cromo, manganês, ferro, cobalto e níquel são metais de transição seus íons são coloridos e apresentam grande tendência de formar complexos. O Al+3, mesmo sendo um metal representativo, possui características semelhantes ao Cr+3e Fe+3. A adição de NH4Cl tem a função de impedir a precipitação dos metais do Grupo IV, porque impede o aumento da concentração dos íons OH.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com