TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HELMINTOS

Trabalho acadêmico: HELMINTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 10

Escola ....

Aluna e série:

HELMINTOS

Campo Grande, 06 de Outubro de 2014

Campo Grande- MS

Escola

Aluna

Disciplina

Professora

Série

Trabalho sobre:

HELMINTOS

Campo Grande, 06 de outubro de 2014.

Campo Grande- MS

SUMÁRIO

1 NTRODUÇÃO 4

2 HELMINTO 5

3 PLATELMINTOS 5

4 NEMATELMINTOS 7

5 ACANTOCEPHALA 8

6 PRINCIPAIS CAUSAS, DOENÇAS E TRATAMENTOS 9

7 CONCLUSÃO 14

8 BIBLIOGRAFIA 15

1. INTRODUÇÃO

Visando um aprofundamento do conhecimento neste trabalho, iremos relatar um pouco mais sobre os Helmintos, um reino tão presente em nossas vidas, no nosso cotidiano, que muitas são as vezes que não nos atentamos para sua existência, causando, por consequência, malefícios ao nosso bem estar, e a população a qual nos norteia.

Buscando interagir de forma direta e explanatória, busco evidenciar as principais características que adentram neste universo e suas consequências. Peculiaridades que podem nos ajudar a esclarecer certos cuidados e necessidades higiênicas que devemos manter.

Sendo assim, espero cooperar de maneira gratificante como foi ao meu aprendizado.

2. HELMINTOS

Podemos definir a Helmintologia como o ramo da zoologia que estuda os vermes, muitos dos quais são parasitos que vivem em um organismo vivo ou são de vida livre. É uma área que engloba todas as formas de helmintos parasitos sendo: de humanos, animais, plantas e o modo de interação com seu hospedeiro.

Os primeiros relatos das doenças causadas por este tipo de verme, não são recentes, pelo contrário, seus primeiros registros se encontram no papiro de Ebers, de 1500 a.C., onde há descrições de tênias e lombrigas,porém, de incidência bastante comum no século XX, no Brasil e em países de terceiro mundo.

Helmintos ou vermes são animais metazoários (quer dizer pluricelulares, ou seja, seu organismo é constituído por diversas células) muitos dos quais parasitos que vivem em várias partes do corpo humano. Podem se multiplicar de dentro para fora do corpo do hospedeiro, isso vai depender da peculiaridade do ciclo vital de cada espécie parasita. Por si só estes vermes não causam a morte do hospedeiro, mas os malefícios o grau de comprometimento do organismo pode debilita-lo de maneira muito perigosa.

Para uma melhor demonstração segue abaixo um pequeno esquema geral da classificação dos principais parasitas helmintos dos animais de caça, de abate (ex: bovinos, suínos, caprinos, ovinos e aves) e de companhia (ex: cão e gato), assim como do homem:

• Filo: Platyhelminthes (vermes achatados)

• Classe: Trematoda

• Classe: Tubellaria

• Classe: Cestoda (tênias)

• Filo: Nemathelminthes (vermes redondos)

• Classe: Nematoda

• Filo: Acanthocephala (vermes com cabeça contendo espinhos)

3. PLATELMINTOS

Temos como características gerais:

• Verme achatado dorsoventralmente, tipo folha, devido à ausência de sistema respiratório/circulatório.

• Simetria bilateral.

• Seu habitat é ambiente muito úmido, a água doce e o mar.

• Também parasitam alguns animais.

• O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais, denominado músculo-dermático. que atua na proteção, locomoção e como esqueleto.

• Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há a cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.

É necessário ressaltar que alguns platelmintos são parasitas, entretanto, existem os de vida livre, que alimentam-se de pequenos insetos e vivem em local úmido no meio ambiente.

Sistema respiratório e circulatório: São destituídos de sistema respiratório e circulatório . Nas espécies de vida livre a respiração é aeróbia. Já nos parasitas a respiração é anaeróbia.

Sistema digestivo:Possui apenas uma abertura em todo o sistema, portanto é incompleto. Constitui-se por boca, faringe e intestino ramificado que termina em fundo cego. Os cestóides não possuem sistema digestivo. A digestão é extra e intracelular.

Sistema nervoso: São os primeiros animais com um sistema nervoso central que é formado por um anel nervoso, ligados a cordões longitudinais ou por um par de gânglios cerebróides dos quais partem filetes nervosos laterais que percorrem todo o corpo, emitindo ramificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com