TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIDRÁULICO E PNEUMÁTICO CONTROLE

Seminário: HIDRÁULICO E PNEUMÁTICO CONTROLE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Seminário  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

ELETROMECÂNICA – 03

HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA

ELETROMECÂNICA

SÃO LUIS - MA

2013

Pneumática

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Hidráulica e Pneumática do curso de Eletromecânica do Instituto Florence de Ensino

SÃO LUIS-MA

201

Introdução

Este trabalho tem como objetivo descrever o funcionamento e a aplicação dos compressores de parafuso, rotação e palhetas.

Válvulas direcionais, de retenção e reguladora de pressão e os atuadores lineares e rotativos.

O compressor é indispensável na pneumática, por que é responsável por captar o ar que esta no meio ambiente e armazena-lo sob alta pressão em um reservatório, são utilizados para elevar a pressão do ar.

Atuadores são equipamentos capazes de converter energia hidráulica e/ou pneumática em movimento, estão divididos principalmente em lineares e rotativos e são utilizados nas mais diversas aplicações e segmentos.

Compressores

Compressores de parafuso

• Funcionamento

O compressor de parafuso possui dois rotores, que se encaixam como uma engrenagem por que giram em sentido contrario. O gás é comprimido pela rotação dos rotores, quando é alcançada a abertura de descarga o ar é liberado. O compressor de parafuso é o tipo de compressor mais utilizado para comprimir gases.

• Aplicação

Os compressores de parafuso têm sido aplicados aonde se requer grandes volumes de ar de forma continua, são hoje muito usados em refrigeração industrial para a compressão de amônia e outros gases. O uso deste tipo de compressores tem vindo a aumentar a partir do momento em que substituíram a utilização dos compressores alternados numa grande variedade de aplicações e processos, nomeadamente na compressão do ar, na compressão de líquidos de refrigeração e especialmente na indústria para automóveis. Hoje em dia, especialmente devido aos problemas relativos a redução dos custos de produção, redução do ruído e à proteção do ambiente, tem sido necessária uma constante procura por melhorias na performance e eficiência dos compressores de parafuso.

Compressores de Pistão

• Funcionamento

O compressor de pistão é um dos projetos mais adiantados do compressor, mais continua a ser o mais versátil e ainda é um compressor muito eficiente. O pistão se desloca através de uma biela e uma cambota. Quando o pistão esta em baixo o ar atmosférico entra pela válvula de admissão, logo em seguida o pistão sobe e as duas válvulas se fecham para que o ar fique comprimido e saia pela válvula de escape.

• Aplicação

Podem ser utilizado em furadeiras pneumáticas, Bico de limpeza, calibrador de pneus, esmerilhadora pneumática, válvulas pneumáticas.

Compressores de palheta

• Funcionamento

O compressor de palhetas possui um rotor de tambor central que gira excentricamente em relação a carcaça, quando o tambor gira as palhetas deslocam-se radialmente. O gás penetra pela abertura de sucção e ocupa o espaço entre as palhetas, devido a descarga os espaços das palhetas por se reduzir provocam a compressão progressiva do ar.

• Aplicação

Compressores de palhetas são usados principalmente em geladeiras domésticas, congeladores e condicionadores de ar, embora possam ser usados como compressores auxiliares de baixa pressão em sistemas com compressão de múltiplos estágios. No compressor de palheta simples a linha de centro do eixo de acionamento coincide com a do cilindro, mas é excêntrica com relação ao rotor, de modo que este permanece em contato com o cilindro à medida que gira. O compressor de palheta simples apresenta um divisor, atuado por mola, dividindo as câmaras de aspiração e descarga.

Válvulas

Válvulas Direcionais

• Funcionamento

A função das válvulas direcionais é de permitir, orientar ou interromper um fluxo de ar. Por distribuir o ar aos elementos de trabalho, são conhecidas também como válvulas de distribuição. Constituem os instrumentos de comando de um circuito. Também são utilizadas em tamanhos menores como emissoras ou receptoras de sinais para o comando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com