TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha: HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Resenha  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO*

A saúde e a segurança do trabalho formam as principais condições para a preservação da qualidade de vida dos recursos humanos de uma organização.

A higiene do trabalho compreende um conjunto de normas e procedimentos voltados para a proteção da integridade física e mental do trabalhador, reduzindo ao máximo os riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.

A segurança do trabalho é constituída por um conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, cujo foco principal é a prevenção de acidentes, a eliminação de condições inseguras do ambiente, a instrução e a integração das pessoas para a implantação de práticas preventivas e seguras.

Higiene e Segurança do Trabalho são atividades intimamente relacionadas, tendo com principal objetivo garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter a qualidade do nível de saúde dos empregados.

A Organização Mundial de Saúde estabelece que “a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e que não consiste somente na ausência de doença ou enfermidade”.

Condições de trabalho que assegurem a saúde e o bem-estar dos trabalhadores devem analisar e controlar as condições de insalubridade e de periculosidade do ambiente.

A higiene do trabalho deve preocupar-se tanto com as pessoas (serviços médicos e serviços adicionais), quanto com as condições do ambiente de trabalho (iluminação, ruído e as condições atmosféricas).

O planejamento da prevenção de acidentes deve focar-se na identificação das causas dos acidentes, a fim de removê-las e assim evitar que continuem provocando novos acidentes. A informação, o treinamento e a capacitação da equipe de trabalho são os elementos-chave para a criação e a manutenção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, com produtividade e qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com