TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTORIA DE MAX WEBER

Tese: HISTORIA DE MAX WEBER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  Tese  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 6

MAX WEBER

1 HISTORIA DE MAX WEBER

Maximilian Karl Emil Weber nascido em Erfurt “Alemanha” na data de 21 de abril de 1864 foi um intelectual, jurista, historiador, economista e considerado um dos pais da Sociologia moderna. Deixou sua marca influenciando-nos mais diversos campos como filosofia, direito, ciência política, administração, etc.

Seus escritos e obras foram:

 1889: A história das companhias comerciais na idade média

 1891: O direito agrário romano e sua significação para o direito público e privado

 1895: O Estado Nacional e a Política Econômica

 1904: A objetividade do conhecimento na ciência política e na ciência social

 1904: A ética protestante e o espírito do capitalismo

 1905: A situação da democracia burguesa na Rússia

 1905: A transição da Rússia a um regime pseudoconstitucional

 1906: As seitas protestantes e o espírito do capitalismo

 1913: Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva

 1917/1920: Ensaios Reunidos de Sociologia da Religião

 1917: Parlamento e Governo na Alemanha reordenada

 1917: A ciência como vocação

 1918: O sentido da neutralidade axiológica nas ciências políticas e sociais

 1918: Conferência sobre o Socialismo

 1919: A política como vocação

 1919: História Geral da Economia

 1910/1921: Economia e Sociedade

Dentre seus escritos mais conhecidos destacam-se A ética protestante e o espírito do capitalismo (1904), e a obra póstuma Economia e Sociedade (1920).

Foi consultor dos negociadores no Tratado de paz assinado pela potencias européias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra mundial em 1919, Tratado esse conhecido como Tratado de Versalhes e logo mais consultor da comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar que foi um marco do movimento constitucionalista, consagrando direitos sociais relativos às relações de produção e de trabalho, a educação, a cultura, a previdência, reorganizando o estado em função da sociedade e não mais do individuo.

Max Weber assim como os outros, buscava entender um problema, saber em nome do que e de que modo a Alemanha poderia desenvolver um papel importante no mundo, nas relações com outras nações e para responder isso ele acabou entrando numa concepção de senso social, que diz que as ações e intenções dos homens carregam propósitos, quais são os significados que as elas tem?E o problema é como decifrar isso?

Weber acreditava que a sociologia é feita de ações sociais feitas pelos indivíduos em relação ao outro onde, vender e comprar, mandar e obedecer, perguntar e responder tudo isso faz parte de relações individuais que já criaram um vinculo ou mesmo dependência uma com a outra transformando as em relações sociais e isso foi definido na obra Economia e sociedade de Weber, onde ele tenta responder como a economia se relaciona com as outras formas de vida na sociedade.

Outra obra importante de Max Weber é Ética Protestante e o espírito do capitalismo, onde ele relata seu estudo de que a classe dominante quer que seus operários trabalhem todos os dias, pois ela também trabalha, esticando a jornada de trabalho.

Na sua visão Max Weber acredita que o modo de produção é uma manifestação da racionalização típica de funcionamento interno do capitalismo onde no sistema econômico os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo, os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas, vendo essa forma de organização em muitos aspectos da sociedade capitalista como, por exemplo, a burocracia como forma de organização do Estado.

Um estado que seja orientado em termos legais permitindo previsão da ação tendo ação econômica que permita rendimentos e tendo garantias para a existência de empresas que resultem lucros, e retorno para os proprietários, mas burocracia não gera novas políticas, ela age rotineiramente, e vai se consolidando e impondo-se as empresas e ao estado e a política não pode depender da rotina por isso Max weber faz uma análise entre o burocrático e o político onde o verdadeiro político é aquele que pensa em novas ações e Max Weber aposta no político porque não queria uma sociedade submetida à rotina.

Max Weber acredita que a educação fundamental sirva para transformar a sociedade em indivíduos autônomos, donos da própria vida, mas por outro lado o individuo tem que estar politicamente ligado a sua nação.

E para ele a sociedade ideal tinha que ter:

Pontos de vistas radicais e convicções radicais, sendo respeitadas por outras pessoas que também tenham concepções e pontos de vistas radicais.

Max Weber é o autor fundador da teoria burocrática das organizações. É também considerado, junto com Taylor e Fayol, uma das figuras do pensamento administrativo; as teorias científica de Taylor, clássica de Fayol e burocrática de Weber formam o que alguns chamam de teoria tradicional da administração, numa alusão ao fato de todas as demais (que as sucederam) reportarem-se a elas, seja para combatê-las, para complementá-las, para reformulá-las ou para superá-las.

2 ESCOLA BUROCRÁTICA DE WEBER

A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na administração por volta dos anos de 1940, basicamente em função destes aspectos:

• A fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitavam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais;

• A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes.

• O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com