TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber

Monografias: Max Weber. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 2

Nasceu em 21/04/1864 em Erfurt, Alemanha, faleceu em 14/06/1920 em Munique , Alemanha, Maximilian Carl Emil Weber viveu no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começaram a surgir na Europa, sobretudo em seu país, Alemanha, em 1882 foi para a faculdade de direitos de Heidelberg.

Em 1884 reiniciou os estudos universitários dedicando- se as áreas de economia, historia, filosofia e direito, cinco anos depois escreveu sua tese de doutoramento sobre a história das companhias de comércio durante a idade média.

Depois disso passou por um período de perturbações nervosas que o levaram a deixar o trabalho. A ética protestante e o espírito do capitalismo sua obra mais conhecida é de fato fundamental para a reflexão sociológica.

No início da primeira gera mundial, Max Weber foi encarregado de administrar hospitais em Heidelberg, em 1919 pronunciou conferências em Munique, sob o título de História Econômica geral. No ano seguinte faleceu em consequência de uma nova época, plena de novos valores e novas exigências.

No início do século XX, Max Weber publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações de sua época deu-lhe o nome de burocracia e passou a considerar o século XX como o século das burocracias a partir da era vitoriana.

O modelo burocrático de organização surgiu como uma reação contra a crueldade e nepotismo e contra os julgamentos tendenciosos e parcionalistas, típicos das práticas administrativas desumanas e injustas do início da revolução industrial.

Para compreender a burocracia Max Weber estudou os tipos de sociedades tradicional, carismática, lega, racional ou burocrática e tipos de autoridades tradicional, carismática, legal, racional ou burocrática.

A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos estabelecimentos previamente por escrito, baseada em uma legislação própria que define como a organização deverá funcionar. É ligada por comunicações escritas, se caracteriza por uma sistemática de divisão do trabalho, isto é ele a é adequada aos objetos a serem atingidos; a eficiência da organização.

Há uma divisão sistemática do trabalho e do poder, estabelecendo atribuições de cada participante. A administração da burocracia é realizada sem considerar as pessoas como pessoas, mas como ocupantes de cargos e funções, ela, a administração da burocracia é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais.

Para Max Weber, comparar os mecanismos burocráticos em outras organizações é como comparar a produção de máquina com modos não mecânicos de produção.

O sistema racional social puro de Max Weber pressupõe que as reações e o comportamento humano sejam perfeitamente previsíveis, uma vez que tudo estará sob o controle de normas racionais e legais, escritas e exaustivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com