TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber

Monografias: Max Weber. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 2

Pietismo

Um movimento ascético que também segue a doutrina da predestinação. Mantém-se como um movimento interno da igreja reformada, que se reunia de maneira isolada pelo mundo buscando a comunhão com Deus.

Era ligado à base Luterana, sua característica principal era priorizar o lado emocional da religião. Se desenvolveu vinculado à nomes como Spener, Francke e Zinzendorf e levou a um certo afastamento da doutrina da predestinação.

Existia um duplo decreto que contrabalançava o lado emocional com o traço ascético e racional. Um exemplo é a doutrina do Terminismo, que determina que a graça deve ser atribuída a todos os homens em algum momento da vida.

É considerado mais fraco que o Calvinismo devido à vulnerabilidade das bases religiosas de seu ascetismo, o que é consequencia das influências luteranas que sofre e do seu caráter emocional. Contudo a racionalização da vida era menor, considerando a preocupação do pietismo com o estado de graça de maneira contínua.

O metodismo

Movimento Anglicano relacionado ao Pietismo Continental. Era uma religião emocional, mas também ascética com as bases do ascetismo calvinista. Eram adeptos da doutrina da predestinação e resistiram em pensar o sentimento de graça imediato ao invés da consciência da graça como decorrente da conduta ascética durante a provação sistemática da fé.

Aumentou a influência e poder da Bíblia e reafirmou uma posição anticalvinista de Wesley dentro do movimento com a ideia de que a graça poderia ser perdida. Permaneceu somente o conceito de regeneração como fundamental para alcançar a graça e se livrar dos pecados.

As Seitas Batistas

São grupos religiosos em que a ética se difere dos princípios da doutrina calvinista. Composta por pessoas que acreditavam na redenção, como uma possibilidade de obter o dom da salvação. Iniciaram um processo de desvalorização, junto com os que seguiam a predestinação, de todos os sacramentos para a salvação, tendo como consequencia a racionalização da vida em sociedade. A verdadeira redenção estava na submissão a Deus e na boa conduta dos indivíduos, esta ramificação rejeitava a mundanidade.

Provocou um enfraquecimento do conceito de vocação do calvinismo mas também ampliou a procura por atividades econômicas. Foi de grande importância para o desenvolvimento do espírito do capitalismo no sentido da tomada de consciência do indivíduo como forma de salvação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com